CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURRÍCULO DA NUDEZ: ENTRE DENÚNCIAS E RESISTÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1480-1501

Palavras-chave:

Currículo, Nudez, Resistência, Gênero, Sexualidade.

Resumo

O presente artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar os modos de atuação do currículo da nudez na produção de relações de sexualidade e gênero na cibercultura. A análise desta pesquisa foi elaborada sob a perspectiva pós-crítica educacional que compreende que o currículo é um artefato cultural que produz modos de existência e é capaz de multiplicar sentidos, saberes e resistências criativas. A análise do currículo da nudez pretende provocar deslocamentos, pois está fundamentada conceitualmente na noção de currículo cultural que não se restringe ao espaço escolar. Desse modo, esse currículo é analisado nas relações produtivas do poder, nos regimes de verdade, na constituição de sujeitos, nas disputas e práticas discursivas. A metodologia utilizada na investigação articulou elementos da netnografia e análise do discurso de inspiração foucaultiana de três grupos secretos na rede social Facebook. Os grupos secretos existiam com intuito principal de trocar, publicar e brincar com autorretratos nus. Foram realizadas também entrevistas online com dez participantes dos grupos, para complementar e aprofundar a produção das informações. O argumento desenvolvido é que no currículo da nudez denunciam-se práticas assimétricas de sexualidade e gênero e, assim, resistem-se a certas normas sociais da política contemporânea e ao regime de corporeidade. 

Biografia do Autor

Luíza Cristina Silva Silva, Universidade Federal da Bahia e Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda no programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia na linha Currículo e (In)formação. É professora substituta na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É mestra na linha de Currículos, Culturas e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É graduada em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Membro do Grupo ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq.

Shirlei Rezende Sales, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós doutoranda pela University of Illinois, USA. Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minhas Gerais (UFMG), Brasil. Doutora em Educação pela mesma universidade. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Observatório da Juventude da UFMG; Ensino Médio em Pesquisa (EMPesquisa); Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas e Digitais e GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da FaE/UFMG).

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Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Dossiê ABdC 2019: "Confrontos e resistências nas políticas educacionais e curriculares no contexto atual"