ACABOU A PAZ! ISTO AQUI VAI VIRAR O CHILE!: PERCURSOS PEDAGÓGICOS E RESISTÊNCIA NAS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS

Autores

  • Rafael Bastos Costa de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis - PPGE UCP https://orcid.org/0000-0003-3694-0435
  • Débora Breder Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Petrópolis, Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-8785-4265
  • Mirna Juliana Santos Fonseca Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Petrópolis, Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-8512-4760

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p323-347

Palavras-chave:

Ocupações estudantis, Projeto político-pedagógico, Práxis, Cinema, Memória

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o fenômeno ocorrido no final de 2015, quando estudantes das escolas públicas da rede estadual de educação de São Paulo ocuparam cerca de 200 escolas contra a chamada “Reorganização Escolar”. Analisa-se o documentário Acabou a paz! Isto aqui vai virar o Chile! (2016), de Carlos Pronzato, procurando compreender a dimensão político-pedagógica dessa experiência coletiva, tratando da mediação entre a política de governo, das ocupações e do filme como memória. Destaca-se a escolha dos temas curriculares elencados pelos estudantes que focaram questões de resistência, feminismo e tiveram como princípio formas de organização autogestionárias, democráticas e participativas. A escuta das falas se pautou na análise de conteúdo, contando com a filosofia da práxis como referência teórico-analítica. A investigação conclui que a luta estudantil resultou em uma disputa de hegemonia acirrada, na qual a experiência política desenvolvida pelos jovens deixa legado importante e vitorioso para a luta por uma educação democrática, de qualidade e socialmente referenciada.

Biografia do Autor

Rafael Bastos Costa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis - PPGE UCP

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, pela UERJ (2015). Mestre pelo mesmo programa (2010). Bacharel em Ciências Sociais, pela UFRJ (2016), Licenciado em Educação Física, pela UFBA (2006). Docente da  Faculdade de Educação - UERJ, Departamento de Estudos de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação. Docente também do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Petrópolis.  


Débora Breder, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Petrópolis, Rio de Janeiro

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris). Profª do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis. Líder do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Contemporaneidade (GRECCA/UCP) 


Mirna Juliana Santos Fonseca, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Petrópolis, Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado como bolsista PNPD-Capes no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

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Publicado

2021-03-30

Edição

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Artigos