CORPOS QUE DESASSOSSEGAM O CURRÍCULO DE BIOLOGIA: (DES)CLASSIFICAÇÕES ACERCA DE SEXUALIDADE E GÊNERO

Autores

  • Elaine de Jesus Souza Instituto de Formação de Educadores, IFE e na Universidade Federal do Cariri, UFCA, Juazeiro do Norte, Ceará http://orcid.org/0000-0003-3931-0025
  • Priscila Gomes Dornelles Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB https://orcid.org/0000-0002-1897-2436
  • Dagmar Elisabeth Estermann Meyer Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-4182-3938

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p278-300

Palavras-chave:

Sexualidade, Gênero, Corpo, C-urrículo, Biologia

Resumo

O artigo é parte de uma pesquisa que analisou discursos sobre sexualidade, gênero e corpo em um currículo de Licenciatura em Biologia de uma Universidade pública, a partir da incorporação da Educação Sexual na matriz curricular. Fundamenta-se nos estudos culturais e feministas pós-estruturalistas e nosso objetivo, aqui, é problematizar discursos essencialistas e (des)classificações acerca de sexualidade, gênero e corpo que são veiculados nesse currículo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolveu a realização de grupos focais e entrevistas semiestruturadas com licenciandos/as e egressos/as desse curso. Com a análise foucaultiana do discurso, evidenciamos o tensionamento da “natureza” do corpo e do sexo, no currículo, argumentando que isso produz outros modos de compreensão conceitual e política de gênero e sexualidade, contribuindo para uma formação docente comprometida com a vida e(m) democracia.

Biografia do Autor

Elaine de Jesus Souza, Instituto de Formação de Educadores, IFE e na Universidade Federal do Cariri, UFCA, Juazeiro do Norte, Ceará

Professora Adjunta do Instituto de Formação de Educadores (IFE) na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em
Ciências Biológicas pela UFS. Monografia sobre Educação Sexual na escola. Experiência de 7 anos como professora de Educação Básica. Integrante do Grupo de Pesquisa,
GESEC (Grupo de Estudos de Sexualidade e Estudos Culturais)/GESEC/UFS/CNPq. Estuda temáticas relativas à sexualidade, gênero e com foco na diversidade sexual e
homofobia, temas abordados na dissertação. Tese defendida sobre Educação Sexual no currículo de licenciatura em Biologia.

Priscila Gomes Dornelles, Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB

Licenciada em Educação Física pela UFRGS, é especialista em Pedagogias do Corpo e da Saúde, mestre e doutora em Educação pela mesma instituição. É integrante do GEERGE/UFRGS (Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero), do GEPEFE/UFRB (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação de Professores e Educação Física) e do Núcleo CAPITU/UFRB (Gênero, Diversidade e Sexualidade). É professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professora vinculada ao Mestrado Profissional em Educação do Campo e coordenadora do Subprojeto de Educação Física do PIBID da UFRB. 

Dagmar Elisabeth Estermann Meyer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Atualmente é professora colaboradora convidada, com credenciamento ativo, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atua na Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero.  Como pesquisadora, integra o GEERGE - (Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero, vinculado à UFRGS).

Pós-Doutorado no Departamento de Medicina Preventiva da USP (2005), Doutora (UFRGS - 1999) e Mestre em Educação (UFRGS - 1991).

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Publicado

2021-03-30

Edição

Seção

Artigos