CUERPOS QUE INTERRUMPEN EL PLAN DE ESTUDIOS DE BIOLOGÍA: CLASIFICACIONES Y DESCLASIFICACIONES SOBRE SEXUALIDAD Y GÉNERO

Autores/as

  • Elaine de Jesus Souza Instituto de Formação de Educadores, IFE e na Universidade Federal do Cariri, UFCA, Juazeiro do Norte, Ceará http://orcid.org/0000-0003-3931-0025
  • Priscila Gomes Dornelles Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB https://orcid.org/0000-0002-1897-2436
  • Dagmar Elisabeth Estermann Meyer Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-4182-3938

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p278-300

Palabras clave:

Sexualidad, Género, Cuerpo, Plan de estudios, Biología

Resumen

El artículo es parte de una investigación que analizó discursos sobre sexualidad, género y cuerpo en un plan de estudios de Licenciatura en Biología en una universidad pública, basado en la incorporación de la Educación Sexual en la matriz curricular. Se basa en estudios culturales y feministas postestructuralistas y nuestro objetivo aquí es problematizar las (des) clasificaciones esencialistas sobre sexualidad, género y cuerpo que se transmiten en este plan de estudios. Es una investigación cualitativa que involucró la realización de grupos focales y entrevistas semiestructuradas con graduados y graduados de este curso. Con el análisis del discurso foucaultiano, destacamos la tensión de la "naturaleza" del cuerpo y el sexo en el plan de estudios, argumentando que esto produce otras formas de comprensión conceptual y política de género y sexualidad, contribuyendo a una educación docente comprometida con la vida y (en) democracia.

Biografía del autor/a

Elaine de Jesus Souza, Instituto de Formação de Educadores, IFE e na Universidade Federal do Cariri, UFCA, Juazeiro do Norte, Ceará

Professora Adjunta do Instituto de Formação de Educadores (IFE) na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em
Ciências Biológicas pela UFS. Monografia sobre Educação Sexual na escola. Experiência de 7 anos como professora de Educação Básica. Integrante do Grupo de Pesquisa,
GESEC (Grupo de Estudos de Sexualidade e Estudos Culturais)/GESEC/UFS/CNPq. Estuda temáticas relativas à sexualidade, gênero e com foco na diversidade sexual e
homofobia, temas abordados na dissertação. Tese defendida sobre Educação Sexual no currículo de licenciatura em Biologia.

Priscila Gomes Dornelles, Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB

Licenciada em Educação Física pela UFRGS, é especialista em Pedagogias do Corpo e da Saúde, mestre e doutora em Educação pela mesma instituição. É integrante do GEERGE/UFRGS (Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero), do GEPEFE/UFRB (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação de Professores e Educação Física) e do Núcleo CAPITU/UFRB (Gênero, Diversidade e Sexualidade). É professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professora vinculada ao Mestrado Profissional em Educação do Campo e coordenadora do Subprojeto de Educação Física do PIBID da UFRB. 

Dagmar Elisabeth Estermann Meyer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Atualmente é professora colaboradora convidada, com credenciamento ativo, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atua na Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero.  Como pesquisadora, integra o GEERGE - (Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero, vinculado à UFRGS).

Pós-Doutorado no Departamento de Medicina Preventiva da USP (2005), Doutora (UFRGS - 1999) e Mestre em Educação (UFRGS - 1991).

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Publicado

2021-03-30

Número

Sección

Artigos