FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES CEARENSES NO CONTEXTO DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1604-1625

Palavras-chave:

Formação de Gestores Escolares, Parcerias público-privadas, Accountability, Performatividade, Recontextualização.

Resumo

Este trabalho aborda formação de gestores escolares no contexto das políticas público-privadas, cuja temática vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas dos últimos anos. Analisa o processo de recontextualização das formações dos gestores de escolas estaduais de ensino médio regular, do Estado do Ceará, no âmbito da CREDE 10, Russas/CE, com foco na formação pelo método Circuito de Gestão em parceria com o Instituto Unibanco. Na construção do referencial teórico utiliza a abordagem do Ciclo de Políticas proposto por Bowe; Ball; Gold (1992), em torno da ideia de recontextualização, permeada pela noção de performatividade, enquanto incentivo para produzir novos perfis institucionais, na identificação da existência de um contexto político onde predomina a “convergência de políticas” (BALL, 2004). Tal contexto parece caracterizar o surgimento de um novo paradigma na orientação gerencialista dos governos neoliberais nessa nova possibilidade de mercado, em especial no Estado do Ceará. Analisa resultados de uma pesquisa feita através de questionário com seis gestores escolares em relação ao período de 2016 a 2018. Como resultados, é possível destacar sinais de controle na educação cearense através da política de accountability e da cultura da performatividade implementadas no paradigma da educação pública cearense. Também, que o método Circuito de Gestão é traduzido pelos gestores na recriação de espaços de negociação entre os diferentes interesses da política em pauta e os projetos demandados nas escolas. Considera, por fim, que a recontextualização das políticas, no contexto da prática, aponta possibilidades de confrontos e resistências frente às políticas educacionais e curriculares no contexto atual.

 

 

Biografia do Autor

Eridan Rodrigues Maia, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN

Atualmente é professora estadual lotada na Secretaria de Educação do Estado do Ceará desde junho de 1995. Tem experiência de gestão de sala de aula na área de Geografia, com ênfase em Geografia da População. Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira e Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Exerceu a função de Diretora Escolar de 1999 a 2012 na Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, em Tabuleiro do Norte-CE. Exerceu função de Diretora Escolar na Escola de Ensino Médio Francisco Guerreiro Chaves, São João do Jaguaribe-CE (mandato de agosto de 2013 a março de 2018). Atualmente lotada como professora na Escola de Ensino Médio Francisco Moreira Filho, na cidade de Tabuleiro do Norte-Ceará. Mestre pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Mossoró na Linha de Políticas Públicas, no Programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC. Ingresso em 2017.2. Aprovada no Exame de Qualificação do mestrado em 31 de agosto de 2018. Aprovada em defesa final em 30 de agosto de 2019.  Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO do Mestrado em Educação POSEDUC/UERN.

Marcia Betania de Oliveira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, lotada no Departamento de Educação da Faculdade de Educação (Campus Central). Doutora em Educação (2013-2016) pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (POSEDUC/FE/UERN). Líder do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação/CNPq. Participou do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior, financiado pela CAPES (PDSE/CAPES), na Universidade do Porto/UP/PT (setembro a dezembro de 2014). Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2008/2010). Graduada em PEDAGOGIA pela UERN (1991-1996) e Especialista em Educação, com Área Temática em Alfabetização, nesta mesma IES (1996 a 1999 ).

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Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Dossiê ABdC 2019: "Confrontos e resistências nas políticas educacionais e curriculares no contexto atual"