CONVERGÊNCIAS E TENSÕES NA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p350-371

Palavras-chave:

Educação Infantil, Produção acadêmica, Currículo, Campos de experiência.

Resumo

O texto analisa a produção acadêmica brasileira que, entre os anos de 2009 e 2018, investigou a temática do currículo para as instituições de Educação Infantil. Nesse período, foram encontrados 10 artigos publicados nas revistas Qualis A1 e A2 do campo educacional – corpus de análise que após ser estudado foi agrupado nas categorias: contributos das crianças para o currículo da Educação Infantil; análises de políticas de currículo em creches e pré-escolas e; revisões teóricas, históricas e ou de literatura. A análise evidenciou que os artigos consideram a organização do currículo por campos de experiência como um arranjo curricular que respeita as especificidades das instituições que compõem a primeira etapa da Educação Básica. Por outro lado, a produção apresenta tensões e dispersões que ressaltam aspectos ainda pouco explorados da organização do currículo para creches e pré-escolas.

Biografia do Autor

Sandro Vinicius Sales dos Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Pesquisador do Programa de Pósgraduação Mestrado Profissional em Educação (PPGEd) e do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas (MPICH) ambos da UFVJM.

Fabiana Pinheiro Barroso, Secretaria Municipal de Educação de Turmalina, Minas Gerais.

Supervisora Pedagogica da Educação Infantil no Município de Turmalina, Minas Gerais. Mestranda do Programa de Pósgraduação Mestrado Profissional em Educação - PPGEd-UFVJM.

Jessica Mayara Nascimento, Secretaria Municipal de Educação de Diamantina, Minas Gerais.

Coordenadora Pedagogica da Educação Infantil no Município de Diamantina, Minas Gerais. Mestranda do Programa de Pósgraduação Mestrado Profissional em Educação - PPGEd-UFVJM.

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Publicado

2020-03-31

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Artigos