PREVENÇÃO DE ACIDENTES E VIOLÊNCIA NOS CURRÍCULOS DE ENFERMAGEM DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p197-218

Palavras-chave:

Currículo, Enfermagem, Ensino superior

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar nos currículos dos cursos de Enfermagem do Estado de São Paulo a presença de descrição das temáticas de prevenção de acidentes e/ou de violência. Analisaram-se projetos políticos pedagógicos, ementas e/ou matrizes curriculares de 130 faculdades. Verificou-se que 20 (15,4%) faculdades, 5 públicas e 15 privadas, tinham disciplinas relacionadas aos temas, prevalecendo acidentes, em disciplinas que tinham relação com a saúde da mulher, criança, idoso, pública e do trabalhador; mesmo determinado por Portaria, 119 (91,%) faculdades não disponibilizavam o Projeto Político Pedagógico. Concluiu-se que poucas faculdades especificam as temáticas em seus currículos, sugerindo-se que sejam detalhadas e aplicadas em várias disciplinas e/ou estágios, de modo transversal, num processo de formação integral e interdisciplinar, havendo socialização, tal como dos projetos políticos pedagógicos.

Biografia do Autor

Fabiana Veronez Martelato Gimenez, UNESP, FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS DE MARÍLIA, São Paulo

ENFERMEIRA MESTRE EM ENFERMAGEM UNESP BOTUCATU DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA UNESP DE MARÍLIA

Sandra Regina Gimeniz-Paschoal, UNESP, FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS DE MARÍLIA, São Paulo

PSICOLOGA, PROFESSORA DOUTORA DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA E  DA PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO  NA UNESP FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS DE MARÍLIA

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2021-03-30

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Artigos