AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR E O CONTEXTO DO SEMIÁRIDO EM CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Dayane dos Santos Silva Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho", campus Rio Claro, SP. http://orcid.org/0000-0002-1073-5495
  • Rosa Maria Feiteiro Cavalari Professora Doutora do Departamento de Educação, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Rio Claro). Rio Claro, SP- Brasil https://orcid.org/0000-0002-3782-2396

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p612-633

Palavras-chave:

Ambientalização curricular, Região semiárida, Curso de Ciências Biológicas.

Resumo

Esse estudo teve como objetivo identificar eventuais indícios do contexto do semiárido relativos à temática ambiental nos cursos de Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado da Paraíba. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo “estudo de caso” e foi desenvolvida a partir da “análise documental” do Projeto Pedagógico do Curso, programas de disciplinas e entrevistas com coordenadores e professores. A partir das análises, observou-se que a temática ambiental vinculada ao contexto do semiárido está presente na estrutura curricular dos cursos, mas concentra-se em disciplinas optativas. Contudo, compreendemos que o processo de Ambientalização Curricular não se limita à inserção dessas questões no currículo, mas deve envolver o questionamento das bases epistemológicas que fundamentam a formação desses profissionais e sua relação com o contexto em que está incluído.

Biografia do Autor

Dayane dos Santos Silva, Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho", campus Rio Claro, SP.

Doutoranda pelo programa de pós-graduação Educação, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Rosa Maria Feiteiro Cavalari, Professora Doutora do Departamento de Educação, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Rio Claro). Rio Claro, SP- Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-Doutora em Educação Ambiental pela Universidade de Quèbec a Montreal-Canadá.
Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de
Mesquita Filho” (UNESP/Rio Claro).

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Publicado

2021-06-30

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Artigos