AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR E O CONTEXTO DO SEMIÁRIDO EM CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p612-633Palavras-chave:
Ambientalização curricular, Região semiárida, Curso de Ciências Biológicas.Resumo
Esse estudo teve como objetivo identificar eventuais indícios do contexto do semiárido relativos à temática ambiental nos cursos de Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado da Paraíba. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo “estudo de caso” e foi desenvolvida a partir da “análise documental” do Projeto Pedagógico do Curso, programas de disciplinas e entrevistas com coordenadores e professores. A partir das análises, observou-se que a temática ambiental vinculada ao contexto do semiárido está presente na estrutura curricular dos cursos, mas concentra-se em disciplinas optativas. Contudo, compreendemos que o processo de Ambientalização Curricular não se limita à inserção dessas questões no currículo, mas deve envolver o questionamento das bases epistemológicas que fundamentam a formação desses profissionais e sua relação com o contexto em que está incluído.
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