O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E OS INTERESSES DE CLASSES ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 E OS DIAS ATUAIS: QUEM TEVE DIREITO DE ACESSO?
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p368-389Palavras-chave:
Ensino Superior, Educação Básica, Precarização, TrabalhoResumo
Este texto investiga em que medida as políticas educacionais entre os anos 1970 e os dias atuais promoveram o acesso ao Ensino Superior. São consideradas as demandas sociais da classe trabalhadora ou da elite brasileira? As reformas educacionais, promovidas pela Lei n° 5.692/1971 e Lei n° 13.415/2017, se encaminham para uma educação emancipada ou atendem a interesses divergentes da classe trabalhadora? Os estudos revelaram que a precarização da educação pública, de nível básico ao superior, intensifica-se no contexto de crise do capital. Os procedimentos metodológicos utilizam o método dialético, com revisão bibliográfica e análise documental. Conclui-se que a educação básica sempre se encaminhou para um processo de dualidade estrutural, direcionando o jovem da classe trabalhadora ao trabalho precoce e, os filhos da elite à Universidade, marcando trajetórias de vida distintas no Brasil.
Referências
BATISTA, Neusa Chaves. Cotas para o acesso de egressos de escolas públicas na Educação Superior. Pro-Posição. Campinas, v. 29, n° 3, p. 41-65, set./dez., 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072018000300041&lang=pt. Acesso em: 25 jun. 2018.
BRASIL DE FATO. Estagnação e ausência de política de emprego fazem informalidade bater recorde. São Paulo, 30 de ago. de 2019. Geral. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/08/30/estagnacao-e-ausencia-de-politica-de-emprego-fazem-informalidade-bater-recorde/. Acesso em: 15 jun. 2019.
CUNHA, Luiz Antônio. Ensino Médio: atalho para o passado. Educ. Soci., São Paulo, v. 38, nº. 139, p. 373-384, abr.-jun., 2017. Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302017000200373&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 12 jun. 2018.
ESPÍNOLA, André Felipe de Albuquerque; CAVALCANTE, Rita de Cássia. Políticas Públicas da Educação no Período Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (2003-2014). In: SEMANA DE HUMANIDADES, VI., 2014. Guarabira, PB... Anais eletrônicos: UEPB, 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/16702042/Pol%C3%ADticas_P%C3%BAblicas_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_no_Governo_Dilma_e_Lula. Acesso em: 18 jun. 2019.
EXAME. Ministro da Educação diz que ensino superior particular será fortalecido. São Paulo, 07 de jun. de 2019. Educação. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/ministro-da-educacao-diz-que-ensino-superior-particular-sera-fortalecido/. Acesso em: 20 jun. 2019.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de; BEZERRA, José Eudes Baima. Do Documento ao Documento: recompondo o seu lugar histórico. In: THERRIEN, Silvia Maria Nóbrega; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NUNES, João Batista Carvalho (Orgs.). Pesquisa Científica para Iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2011. p. 43-53.
FERNANDES, Leonardo. Especial: Aniversário do Golpe de Dilma Rousseff. Brasil de Fato. São Paulo, 17 de abr. de 2019. Política. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/04/17/ha-tres-anos-eduardo-cunha-comandava-o-inicio-do-fim-do-governo-dilma/. Acesso em: 14 set. 2019.
FERREIRA, Eliza Bartolozzi. A Contrarreforma do Ensino Médio no Contexto da Nova Ordem e Progresso. Educ. Soc., Campinas, v. 38, nº 139, p. 293-308, abr.-jun., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302017000200293&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 jul. 2019.
FERREIRA, Eliza Bartolozzi; SILVA, Mônica Ribeiro da. Centralidade do Ensino Médio no Contexto da “Nova” Ordem e Progresso. Educ. Soc., Campinas, v. 38, nº 139, p. 287-292, abr./jun., 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000200287&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 jul. 2019.
FRIGOTTO, Gaudêncio. O Enfoque da Dialética na Pesquisa Educacional. In: FAZENDA. Ivani (Org.) Metodologia da Pesquisa Educacional. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 77-100.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Reformas do Ensino Médio do (Des) governo de turno: decreta-se uma escola pra os ricos e outra para os pobres. Movimento-Revista De educação, Rio de Janeiro, ano 3, n°5, p. 329-332, set., 2016. Disponível em: http://www.revistamovimento.uff.br/index.php/revistamovimento/article/view/326/327. Acesso em: 18 ago. 2019.
MOURA, Dante Henrique. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, ano 23, vol. 2, 2007. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11. Acesso em: 20 ago. 2019.
NASCIMENTO, Manuel Nelito M. Ensino Médio no Brasil: determinações históricas. Publ. UEPG Ci. Hum., Ci. Soc. Apl., Ling., Letras e Artes, Ponta Grossa, v.15, n 1, 77-87, jun. 2007. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/humanas/article/view/594/581. Acesso em: 04 ago. 2019.
NUNES, Aline. Triplica o número de cotistas nas Federais. Gazeta Online. São Paulo 16 de fev. de 2018. Notícias. Disponível em: https://www.gazetaonline.com.br/noticias/cidades/2018/02/triplica-o-numero-de-cotistas-na-federais-1014119250.html. Acesso em: 25 jun. 2019.
O GLOBO. Ministro da Educação garante que universidade pública seguirá gratuita. Rio de Janeiro, 28 de jan. de 2019. Sociedade. Disponível em https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/ministro-da-educacao-garante-que-universidade-publica-seguira-gratuita-23407615. Acesso em: 28 jan. 2019.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas educacionais no governo Lula: rupturas e permanências. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), v. 25, n.2, p. 197-209, mai./ago. 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19491. Acesso em: 12 ago. 2019.
PINA, Rute. Com R$ 5,8 bilhões ainda congelados, situação de universidades permanece crítica. Brasil de Fato. São Paulo, 23 de maio de 2019. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/05/23/com-rdollar-58-bilhoes-ainda-congelados-situacao-de-universidades-permanece-critica/. Acesso em: 15 set. 2019.
RODRÍGUES, Margarita Victoria; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Políticas Educacionais e formação de professores em tempos de globalização. Brasília, DF: Editora UCDB, 2008.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973). 25. Ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2001.
SILVA, Franklin Leopoldo e. Reflexões sobre o conceito e a função da universidade pública. Estudos Avançados, São Paulo, vol.15, nº 42, mai./ago., 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000200015. Acesso em: 13 dez. 2018.
SOUZA, Antônia de Abreu et al. O Mundo do Trabalho e a Formação Crítica. Fortaleza: Edições UFC, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.