O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E OS INTERESSES DE CLASSES ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 E OS DIAS ATUAIS: QUEM TEVE DIREITO DE ACESSO?

Autores

  • Samara Taveira de Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, UECE, FACULDADE DOM AURELIANO MATOS, FAFIDAM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, IFCE https://orcid.org/0000-0001-6464-3150
  • José Eudes Baima Bezerra Universidade Estadual do Ceará, UECE, Faculdade Dom Aureliano Matos, FAFIDAM https://orcid.org/0000-0001-9523-3816
  • Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga Universidade Estadual do Ceará, UECE, Centro de Educação https://orcid.org/0000-0002-0704-0131

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p368-389

Palavras-chave:

Ensino Superior, Educação Básica, Precarização, Trabalho

Resumo

Este texto investiga em que medida as políticas educacionais entre os anos 1970 e os dias atuais promoveram o acesso ao Ensino Superior. São consideradas as demandas sociais da classe trabalhadora ou da elite brasileira? As reformas educacionais, promovidas pela Lei n° 5.692/1971 e Lei n° 13.415/2017, se encaminham para uma educação emancipada ou atendem a interesses divergentes da classe trabalhadora? Os estudos revelaram que a precarização da educação pública, de nível básico ao superior, intensifica-se no contexto de crise do capital. Os procedimentos metodológicos utilizam o método dialético, com revisão bibliográfica e análise documental. Conclui-se que a educação básica sempre se encaminhou para um processo de dualidade estrutural, direcionando o jovem da classe trabalhadora ao trabalho precoce e, os filhos da elite à Universidade, marcando trajetórias de vida distintas no Brasil.

Biografia do Autor

Samara Taveira de Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, UECE, FACULDADE DOM AURELIANO MATOS, FAFIDAM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, IFCE

Aluna do curso de Mestrado Acadêmico Intercampi (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará, campus FAFIDAM (UECE/FAFIDAM). Professora EBTT do Instituto Federal de de Educação, Ciência e Tencologia (IFCE), campus Cedro.

José Eudes Baima Bezerra, Universidade Estadual do Ceará, UECE, Faculdade Dom Aureliano Matos, FAFIDAM

Licenciado em Letras/Português pela UFC (1985). Possui mestrado em Educação Brasileira (1996) e doutorado em Educação Brasileira (2010), ambos cursados na Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, atuando no Curso de Licenciatura em Pedagogia da FAFIDAM/UECE e no Programa de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE-FAFIDAM/FECLESC) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política educacional, planejamento e gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, planejamento, gestão, história da educação e filosofia da educação. Atua nos grupos de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS) e Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE) do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO, ligados ao Centro de Educação (CED) da UECE.

Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga, Universidade Estadual do Ceará, UECE, Centro de Educação

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará (1983). Mestre em Educação Bradileir, pela Universidade Federal do Ceará (1998). Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Tem estudos e experiências em Educação, com ênfase em didática, currículo, coordenação pedagógica, formação de professores e Paulo Freire. Faz parte do Centro Paulo Freire - estudos e pesquisas e da Cátedra Paulo Freire, sediados na UFPE. Integra a Rede Freireana de Pesquisadores, vinculada à Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. Realizou o Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), sob a orientação da Profa. Dra. Ana Maria Saul.

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Publicado

2021-03-30

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Artigos