MAGISTÉRIO INDÍGENA TAMÎ’KAN: ASPECTOS FORMATIVOS E DESAFIOS CURRICULARES PARA FORMAÇÃO DE FORMADORES E PROFESSORES INDÍGENAS-RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p847-865

Palavras-chave:

Magistério Tamî’kan, Políticas educacionais, Concepções curriculares.

Resumo

O presente trabalho é fruto dos debates do Grupo de Estudo e Pesquisa “Educação Interculturalidade e Emancipação Humana” - GEEINEH - do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Roraima/UERR. Apresenta algumas considerações sobre os resultados das reflexões feitas no grupo a respeito da educação, relações interculturais e emancipação humana nos currículos da fronteira norte do Brasil. É fruto de uma pesquisa-ação que, por meio de uma oficina de intervenção, procurou coletar  informações para este artigo sobre concepções curriculares dos professores indígenas que participam do Projeto do Magistério Indígena Tami’kan. O objetivo inicial era refletir sobre o entendimento dos professores indígenas a respeito do currículo intercultural, de forma que pudéssemos ter elementos para pensar as políticas de formação continuada, a fim de auxiliá-los na efetivação do currículo pretendido na prática das Escolas Indígenas do Estado de Roraima. Mas, com a experiência concreta das oficinas, outras reflexões surgiram, especialmente aos formadores de formadores e foi observado que, muitas vezes, ao adentrarmos o universo cultural dos professores indígenas e de outros coletivos sociais, há necessidade também dos formadores estarem abertos para serem mais “aprendentes” do que “ensinantes”, pois, no que tange ao diálogo intercultural e comunitário, ainda temos muito que aprender com os professores indígenas.

Biografia do Autor

Marilene Alves Fernandes, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Professora da Rede Estadual do Estado de Roraima. Mestranda do Programa de Pós Graduaçã do Mestrado em Educação na Área de concentração: Educação e interculturalidade.

Tem experiência em Formação de Professores Indígenas no Projeto Magistério Indígena Tamî"kan. Supervisora no Programa Ação Saberes Indígenas na Escola.  Desenvolve pesquisa na área da Educação Escolar Indígena no grupo de  Estudo e Pesquisa, Educação Interculturalidade e Emancipação Humana - GEEINEH do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Roraima-UERR.

Leila Maria Camargo, Universidade Estadual de Roraima -UERR

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC-SP (PUC/SP-2016). Possui Mestrado em Língua e Cultura Regional pela Universidade Federal de Roraima (UFRR-2011). Especialista em Relações de Fronteiras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR-1999) e possui ainda Especialização em Educação de Jovens e Adultos (UFRR-2009). Graduação em Ciências Sociais, com habilitação em Antropologia Social pela Universidade Federal de Roraima (UFRR-1997) e Licenciatura Plena em Pedagogia (UFRR-2003). Professora concursada em Sociologia na Universidade Estadual de Roraima, lotada no Curso de Educação Física e no Mestrado em Educação.

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artigos