CULTURA MATERIAL DO XAROPE NA PASTORAL DA SAÚDE E O CURRÍCULO CULTURAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Rogerio Andrade Maciel, Sebastião Rodrigues da Silva Junior, Jânio Venâncio dos Santos

Resumo


Este artigo apresenta uma análise da Cultura Material do Xarope no cotidiano da Pastoral da Saúde em Bragança, Estado do Pará (PA), e a proposição do currículo cultural para o contexto escolar. A metodologia é a da Nova História Cultural na observação dos objetos de consumo, empregados para a produção do Xarope, cujas significações e sentidos possibilitaram a tessitura do currículo escolar. O uso de imagens, as entrevistas, o Caderno de controle da Pastoral da Saúde e os documentos digitais compuseram a coleta de dados. A análise dos dados sobreveio pela produção, circulação e apropriação, categorias defendidas por Certeau (2014) e Chartier (1991). Assim, a partir dos resultados, a pesquisa constatou que o currículo cultural está imerso por representações sobre “Saúde e Qualidade de Vida” na Pastoral da Saúde, em Bragança (PA).

Palavras-chave


Cultura Material do Xarope; Pastoral da Saúde; Currículo Cultural; Representações de Educação

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p430-452

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