O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM CURRICULAR NA ESCOLA INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p705-728

Palavras-chave:

BNCC, Currículo acessível, Design universal para aprendizagem, Educação especial, Educação inclusiva.

Resumo

Aproxima duas pesquisas que trabalharam a teoria de currículo em interface com a inclusão escolar. Faz uso da metodologia da revisão integrativa, tendo como base teórica o paradigma da inclusão, o currículo narrativo e o design universal para aprendizagem (DUA). Tem como pergunta: como os três princípios do DUA podem contribuir para a abordagem inclusiva em escolas brasileiras? Metodologicamente, o tratamento analítico do material recolhido se deu por meio de um inventário DUA, com o objetivo de aproximar os princípios do design universal para aprendizagem da discussão do currículo acessível. Os resultados apontaram para a maior narratividade, abertura e flexibilidade curricular no sentido do alargamento do grau de influência dos estudantes no currículo. Isso é relevante para o engajamento dos aprendizes, pois respeita a variabilidade das redes neurais de aprendizagem. Insere-se no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, FAPESP.

Biografia do Autor

Elizabete Cristina Costa-Renders, USCS - Universidade São Caetano do Sul

Pós Doutora (2015) e Doutora em Educação (2012) na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP, com tese desenvolvida sobre a educação inclusiva. Trabalha com a formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado profissional em Educação) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017-atual). É líder do grupo de pesquisa ACESSI (Acessibilidade escolar e inclusão social). Em suas pesquisas, destacam-se temas como: educação inclusiva, formação de professores, desenho universal para a aprendizagem, educação especial, Libras, direitos humanos e epistemologias emergentes.

Maria Aparecida do Nascimento Gonçalves, Universidade Municipla de São Caetano do Sul

Graduada em Pedagogia pelo Cento de Ensino Superior de Juiz de Fora-CES. Possui especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá/RJ e em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiências Múltiplas e Intelectual pelo IBRA. Mestrado profissional em andamento em Educação Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Tem experiencia na área da educação, com ênfase na Educação Inclusiva, desenvolvendo trabalho no AEE (Atendimento Educacional Especializado) e CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) em todas as modalidades de ensino e larga experiência como professora regente desde a Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e EJA. Orientadora de TCC: Professora/Tutora da EAD - USCS; Professora Auxiliar do Programa de Preparação Pedagógica e Aperfeiçoamento ao Ensino na Graduação da USCS.

Marcela Herrera dos Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Estudante no curso de Pedagogia na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atua com pesquisa de iniciação científica (PIBIC) no grupo de estudos ACESSI, desenvolvendo projeto sobre inclusão escolar e a construção do currículo acessível.

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Publicado

2021-06-30

Edição

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Artigos