O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM CURRICULAR NA ESCOLA INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p705-728Palavras-chave:
BNCC, Currículo acessível, Design universal para aprendizagem, Educação especial, Educação inclusiva.Resumo
Aproxima duas pesquisas que trabalharam a teoria de currículo em interface com a inclusão escolar. Faz uso da metodologia da revisão integrativa, tendo como base teórica o paradigma da inclusão, o currículo narrativo e o design universal para aprendizagem (DUA). Tem como pergunta: como os três princípios do DUA podem contribuir para a abordagem inclusiva em escolas brasileiras? Metodologicamente, o tratamento analítico do material recolhido se deu por meio de um inventário DUA, com o objetivo de aproximar os princípios do design universal para aprendizagem da discussão do currículo acessível. Os resultados apontaram para a maior narratividade, abertura e flexibilidade curricular no sentido do alargamento do grau de influência dos estudantes no currículo. Isso é relevante para o engajamento dos aprendizes, pois respeita a variabilidade das redes neurais de aprendizagem. Insere-se no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, FAPESP.
Referências
ANPEd. A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2015. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/a_anped_e_a_bncc_versao_final.pdf. Acesso em: 10 fev. 2019.
BOBBIT, Franklin. The curriculum. Boston: The Riverside Press Cambridge/Houghton Mifflin Company, 1918.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Distrito Federal, ano CXXXIV, n. 248, p. 27.833-27.841, 1996.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações. Brasília: MEC / SEF/SEESP, 1998.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008.
BRASIL. Decreto n.º 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília, 2009.
BRASIL. Decreto n.º 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, 2011.
BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão - Lei n. 13146 de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso: 10 fev. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dezsite.pdf. Acesso: 10 fev. 2019.
CAST. Universal Design for Learning guidelines version 2.2 [graphic organizer]. Wakefield, MA: Author, 2018.
COSTA-RENDERS, Elizabete Cristina. A inclusão na universidade: as pessoas com deficiência e novos caminhos pedagógicos. Curitiba: Prismas, 2016.
COSTA-RENDERS, Elizabete Cristina. A escola inclusiva na perspectiva das pessoas com deficiência. Cadernos de Pesquisa, v. 25, p. 47-66, 2018. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9950. Acesso em: 24 maio 2021.
COSTA-RENDERS, Elizabete Cristina. Pedagogy of seasons and UDL: the multiple temporalities of learning involving the university as a whole. In: BRACKEN, Sean; NOVAK, Katie (Orgs.). Transforming Higher Education Through Universal Design for Learning an International Perspective. London: Routledge, 2019a. p. 159-178.
COSTA-RENDERS, Elizabete Cristina. A escola para todos: a educação especial inclusiva em interface com o design universal para aprendizagem. Projeto regular n. 2017/20862-8, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 2019b. Disponível em: https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/104474/a-escola-para-todos-a-educacao-especial-inclusiva-em-interface-com-o-design-universal-para-aprendiz/. Acesso: 10 mar. 2020.
GIMENO SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GONÇALVES, Maria Aparecida Nascimento. A prática docente na perspectiva do currículo acessível: aproximações com o design universal para aprendizagem. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2020.
GOODSON, Ivor. A construção social do currículo. Tradução Maria João Carvalho. Lisboa: Artes Gráficas, 1997.
GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, maio/ago. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/FgNMHdw8NpyrqLPpD4Sjmkq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 maio 2021.
NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu. Educação e Sociedade, ano XXIII, n. 78, abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/wVTm9chcTXY5y7mFRqRJX7m/abstract/?lang=pt. Acesso em: 24 maio 2021.
NUNES, Clarice; MADUREIRA, Isabel. Desenho Universal para a Aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da investigação às práticas, v. 5, n. 2, p. 126-143, 2015. Disponível em: https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/5211/1/84-172-1-SM.pdf. Acesso em: 24 maio 2021.
ORRÚ, Silvia Ester. Base Nacional Comum Curricular: à contramão dos espaços de aprendizagem inovadores e inclusivos. Revista Tempos e Espaços em Educação, Sergipe, v. 11, n. 25, p. 141-154, 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6828. Acesso em: 24 maio 2021.
ROSE, David; MEYER, Anne; GORDON, David. Universal design for learning: theory and practice. Wakefield MA: Cast, 2014.
SANTOS, Marcela Herrera. Os princípios do design universal para aprendizagem na BNCC. 2019. Iniciação Científica (PIBIC) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2019.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documento de identidade: uma introdução às teorias de currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
UNESCO. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 9 fev. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.