Temática indígena no currículo de um curso de pedagogia em uma universidade de alagoas
Desafios e possibilidades da lei 11.645/2008 para a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1085-1105Palavras-chave:
Lei 11.645/2008, Formação de professores, CurrículoResumo
Este artigo tem como objetivo trazer uma discussão acerca da formação inicial dos professores e professoras do Curso de Pedagogia em uma universidade pública da federação brasileira e o contexto de sua relação com a Lei n.º 11.645/2008. Atenta-se para os fatores que influenciam na formação inicial, os embates e as contradições que estão presentes na Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia. Dessa forma, indaga-se: a formação inicial do Curso de Pedagogia vem suscitando discussões no tocante à diversidade cultural e especificamente sobre os povos indígenas? Nessa perspectiva, é relevante trazer esta discussão sobre o currículo que permeia a formação desses docentes, pois a questão das diferenças e da diversidade cultural ainda precisa de maior investimento nos currículos praticados. Portanto, incluir a discussão da Lei n.º 11.645/2008 na formação inicial desses docentes é um caminho que necessita de investimento em diferentes âmbitos a saber: discussões teóricas, práticas e produção de materiais didáticos que possibilitem apoiar os novos docentes no maior domínio dessa temática.
Referências
BRASIL. Lei n.º 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 mar. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 11 out. 2017.
CRUZ, Caroline Silva; JESUS, Simone Silva. Lei 11.645/08: a escola, as relações étnicas e culturais e o ensino de história: algumas reflexões sobre essa temática no PIBID. In: SIMPOSÍO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 2013, Natal. Conhecimento Histórico e diálogo Social. Anais [...]. Natal: UFRN, 2013. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1372726711_ARQUIVO_TrabalhoXXVII. Acesso em: 11 nov. 2019.
DIAS, Lucimar Rosa. Formação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres nesse processo. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Szxr7Z3zVNnzYxWGhWYqFbj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2020.
E SE TE disséssemos que 'escola' vem de 'ócio'? Jornalíssimo, 4 out. 2015. Disponível em: https://www.jornalissimo.com/surreal/399-e-se-te-dissessemos-que-escola-vem-de-ocio. Acesso em: 22 jul. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GATTI, Bernadetti A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, Curitiba, n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/MXXDfbw5fnMPBQFR6v8CD5x/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 jan. 2020.
GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais transformadores: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 1, p. 98-109, 2012. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/5_Gomes_N%20L_Rel_etnico_raciais_educ%20e%20descolonizacao%20do%20curriculo.pdf. Acesso em: 20 dez. 2019.
JESUS, Zeneide Rios de. As universidades e o ensino e história indígena. In: SILVA, Edison; SILVA, Maria da Penha. A temática indígena na sala de aula: reflexões para o ensino a partir da Lei 11.645/2008. Recife: UFPE, 2016. p. 41-53.
LELIS, Isabel. A construção social da profissão docente no Brasil: uma rede de histórias. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude (Orgs.). O oficio de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 54-66. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=_dcbBAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA5&ots=p8lzHOgaKy&sig=Lj1FS6XzSVPz7bW_AUfxNJr_qnc&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 11 out. 2017.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículo, cultura e formação de professores. Educar, Curitiba, n. 17, p. 39-52. 2001. Disponível em: file:///C:/Users/usuario/Downloads/document.pdf. Acesso em: 12 jan. 2019.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2000.
MONTEIRO, Marcos Aurélio Alvarenga; MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro; AZEVEDO, Tania Arantes Macedo. Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica. Ensaio, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 117-130, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v12n3/1983-2117-epec-12-03-00117.pdf. Acesso em: 16 fev. 2019.
PINTO, Regina Pahim. Diferenças étnico-raciais e formação do professor. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 108, p. 199-231, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/pPnmFRCGn37XX3H6MR8WRkc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: mar. 2019.
SILVA, Edson. Ensino e sociodiversidade indígenas: possibilidades, desafios e impasses a partir da Lei 11.645/2018. In: ROSA, Adriana Letícia Torres; XIMENES, Lavínia de Melo e Silva; DINIZ, Madson Gois. Formação docente: o espaço escolar como campo de investigação e inovação pedagógica. Recife: UFPE, 2018. p. 1-281.
SILVA, Giovani José da. Ensino de história indígena no Brasil: algumas reflexões a partir de Mato Grosso do Sul. In: PEREIRA, Amilcar Araújo; MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de História e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2012. p. 1-302.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. Introdução. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude (org.). O oficio de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Tradução de Lucy Magalhães. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 7-22. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=_dcbBAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA5&ots=p8lzHOgaKy&sig=Lj1FS6XzSVPz7bW_AUfxNJr_qnc&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 11 out. 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Centro de Educação. Projeto Político- Pedagógico do Curso de Pedagogia. Maceió, 2006. Disponível em: http://www.ufal.edu.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicos/campus-maceio/ppc-pedagogia-licenciatura.pdf/view. Acesso em: 12 out. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.