Temática indígena no currículo de um curso de pedagogia em uma universidade de alagoas

Desafios e possibilidades da lei 11.645/2008 para a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1085-1105

Palavras-chave:

Lei 11.645/2008, Formação de professores, Currículo

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer uma discussão acerca da formação inicial dos professores e professoras do Curso de Pedagogia em uma universidade pública da federação brasileira e o contexto de sua relação com a Lei n.º 11.645/2008. Atenta-se para os fatores que influenciam na formação inicial, os embates e as contradições que estão presentes na Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia. Dessa forma, indaga-se: a formação inicial do Curso de Pedagogia vem suscitando discussões no tocante à diversidade cultural e especificamente sobre os povos indígenas? Nessa perspectiva, é relevante trazer esta discussão sobre o currículo que permeia a formação desses docentes, pois a questão das diferenças e da diversidade cultural ainda precisa de maior investimento nos currículos praticados. Portanto, incluir a discussão da Lei n.º 11.645/2008 na formação inicial desses docentes é um caminho que necessita de investimento em diferentes âmbitos a saber: discussões teóricas, práticas e produção de materiais didáticos que possibilitem apoiar os novos docentes no maior domínio dessa temática.

Biografia do Autor

Cintia Gomes da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Especialista em Gerontologia Social pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Roseane Maria de Amorim, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Licenciada em História pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Professora

do Centro de Educação (Cedu) da UFPB. Membro do Grupo de Pesquisa Educação &

Ciências Sociais, Currículo, Atividade Docente e Subjetividades (Ufal/CNPq).

Laura Cristina Vieira Pizzi, Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Doutora em Educação pela PUC-SP: Currículo. Docente do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Currículo, atividade docente e subjetividades.

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Publicado

2021-09-29

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Artigos