Percepção dos docentes sobre o currículo em prática em um curso de medicina
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p826-844Palavras-chave:
currículo, educação médica, mudança curricularResumo
O curso de medicina em análise reestruturou seu currículo em 2006 e passou a utilizar métodos ativos de ensino. Objetivo: avaliar a percepção dos docentes sobre o currículo em prática. Métodos: foi enviado um questionário semiestruturado para todos os docentes. Resultados: Os docentes se dizem motivados para o trabalho e satisfeitos com o curso; consideram bom o curso e o profissional formado; avaliam positivamente a organização dos alunos em pequenos grupos e a inserção em atividades na atenção primária desde o início do curso. As instalações físicas e equipamentos estão adequados para 50,9% e 40,1% dos docentes. O modelo pedagógico, a motivação docente e a motivação dos alunos foram considerados facilitadores do andamento do currículo. A dificuldade na avaliação dos alunos e a falta de capacitação contínua dos docentes foram considerados fatores que dificultam o andamento do currículo.
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