Percepção dos docentes sobre o currículo em prática em um curso de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p826-844

Palavras-chave:

currículo, educação médica, mudança curricular

Resumo

O curso de medicina em análise reestruturou seu currículo em 2006 e passou a utilizar métodos ativos de ensino. Objetivo: avaliar a percepção dos docentes sobre o currículo em prática. Métodos: foi enviado um questionário semiestruturado para todos os docentes. Resultados: Os docentes se dizem motivados para o trabalho e satisfeitos com o curso; consideram bom o curso e o profissional formado; avaliam positivamente a organização dos alunos em pequenos grupos e a inserção em atividades na atenção primária desde o início do curso. As instalações físicas e equipamentos estão adequados para 50,9% e 40,1% dos docentes. O modelo pedagógico, a motivação docente e a motivação dos alunos foram considerados facilitadores do andamento do currículo. A dificuldade na avaliação dos alunos e a falta de capacitação contínua dos docentes foram considerados fatores que dificultam o andamento do currículo.

Biografia do Autor

Maria Valéria Pavan, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba. Professora Assistente Doutora do Departamento de Saúde Coletiva e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Helena Senger, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-doutorado em Ensino Médico pela Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Medicina (Endocrinologia clínica) pela Universidade Federal de São Paulo. Professora Titular do Departamento de Clínica e do Programa de Pós-graduação em Educação nas Profissões da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Waldemar Marques, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.

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Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

Artigos