CURRÍCULO EM MOVIMENTO: TRAJETÓRIA E CONCEPÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p390-404Palavras-chave:
Currículo, Organização escolar em Ciclos, Aprendizagem significativaResumo
Este estudo apresenta uma análise da proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, concluída e entregue aos professores e demais profissionais em 2014 e atualizada em 2018. O objetivo é refletir sobre os princípios orientadores da proposta, identificando fundamentos teóricos e metodológicos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia é qualitativa com pesquisa bibliográfica dos documentos. Destacamos a importância de se romper com a ótica habitual e conservadora de conceber o currículo como conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos com os estudantes, numa perspectiva linear e acumulativa de conhecimentos. Nesse sentido, a organização escolar em Ciclos é apontada como alternativa, ao propor romper com a fragmentação do processo educativo, vislumbrando uma aprendizagem significativa a partir da ressignificação da rotina escolar.
Referências
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Sobre políticas de governo e políticas de estado: distinções necessárias. Instituto Millenium. 2016. Disponível em: http://www.institutomillenium.org.br/artigos/sobre-politicas-de-governo-e-politicas-de-estado-distincoes-necessarias/. Acesso em: 25 out. 2017.
APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006.
BRASIL. Senado Federal. LDB. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2017. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 05 nov. 2017.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do DF. Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Fundamental Anos Iniciais. Brasília, 2014a.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do DF. Currículo em Movimento da Educação Básica: Pressuposto Teóricos. Brasília, 2014b.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do DF. Diretrizes Pedagógicas para Organização Escolar do 2º Ciclo. Brasília, 2014c.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do DF. Currículo em Movimento do Distrito Federal - Ensino Fundamental: Anos Iniciais – Anos Finais. 2. ed. Brasília, 2018.
FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos, seriação e avaliação: Confronto de lógicas. 1 ed. Vol. 1. São Paulo: Moderna, 2003.
FREITAS, Luiz Carlos de. A organização do trabalho pedagógico no contexto atual do ensino público brasileiro. Entrevista Luiz Carlos de Freitas. Crítica Educativa, Sorocaba, vol. 2, n. 1, p. 202-206, jan/jun. 2016. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/79/215. Acesso em: 15 mar. 2018.
GIMENO SACRISTÁN, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
HOÇA, Liliamar. Tempo e Aprendizagem no Ensino Organizado em Ciclos. In: IX EDUCERE – Congresso Nacional de Educação, 10. 2009, Curitiba. Anais. Curitiba: PUCPR, 2009. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/3540_1998.pdf. Acesso em: 02 jan. 2019.
HYPOLITO, Álvaro Moreira. Processo de trabalho na escola: algumas categorias para análise. Teoria & Educação. 4. ed. 1991. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340535643_Processo_de_Trabalho_na_Escola_algumas_categorias_para_analise. Acesso em: 06 nov. 2017.
MAINARDES, Jefferson. A escola em ciclos: fundamentos e debates. São Paulo: Cortez, 2009.
PACHECO, José Augusto. Teoria (Pós) Crítica: passado, presente e futuro a partir de uma análise dos estudos curriculares. Revista e-Curriculum, São Paulo, vol. 11, n. 1, p. 06-22, abr. 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/13870/11311. Acesso em: 15 mar. 2018.
SEEDF. Secretaria de Estado de Educação. Currículo em Movimento da Educação Básica2. 2018. Disponível em: http://www.se.df.gov.br/curriculo-em-movimento-da-educacao-basica-2/. Acesso em: 07 jan. 2018.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
TORRES SANTOMÉ, Jurgo. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O dia a dia do trabalho pedagógico: contribuições para a formação do professor e do estudante. In: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. (Org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2017. p. 13-24.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas; PEREIRA, Maria Susley; OLIVEIRA, Rose Meire da Silva. Progressão continuada: equívocos e possibilidades. Polyphonia. 2012. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/26692. Acesso em: 06 nov. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.