CURRÍCULO EM MOVIMENTO: TRAJETÓRIA E CONCEPÇÕES

Autores

  • Monique Vieira Amorim Bandeira Universidade de Brasília, UnB, PPGE, Faculdade de Educação http://orcid.org/0000-0001-8781-9657
  • Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas Universidade de Brasília, UnB, Faculdade de Educação, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas, Departamento de Métodos e Técnicas, Programa de Pós Graduação em Educação, Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação http://orcid.org/0000-0002-5164-2543

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p390-404

Palavras-chave:

Currículo, Organização escolar em Ciclos, Aprendizagem significativa

Resumo

Este estudo apresenta uma análise da proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, concluída e entregue aos professores e demais profissionais em 2014 e atualizada em 2018. O objetivo é refletir sobre os princípios orientadores da proposta, identificando fundamentos teóricos e metodológicos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia é qualitativa com pesquisa bibliográfica dos documentos. Destacamos a importância de se romper com a ótica habitual e conservadora de conceber o currículo como conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos com os estudantes, numa perspectiva linear e acumulativa de conhecimentos. Nesse sentido, a organização escolar em Ciclos é apontada como alternativa, ao propor romper com a fragmentação do processo educativo, vislumbrando uma aprendizagem significativa a partir da ressignificação da rotina escolar.

Biografia do Autor

Monique Vieira Amorim Bandeira, Universidade de Brasília, UnB, PPGE, Faculdade de Educação

Professora da SEDF desde 2000. Pedagoga pela Universidade de Brasília-Unb. Psicopedagoga Institucional pela Universidade Castelo Branco-UCB. Mestra em Educação pela Universidade de Brasília-UnB. Integrante do Grupo de Pesquisa GEPPESP.

Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas, Universidade de Brasília, UnB, Faculdade de Educação, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas, Departamento de Métodos e Técnicas, Programa de Pós Graduação em Educação, Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação

Docente da Universidade de Brasília - UnB / Faculdade de Educação - FE / Departamento de Métodos e Técnicas - MTC;
Docente do Programa de Pós Graduação em Educação UnB - Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA);
Graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte;
PHD em Educação pela Universidade de Brasília sob a supervisão de Ilma Passos de Alencastro Veiga.

Referências

ALMEIDA, Paulo Roberto de. Sobre políticas de governo e políticas de estado: distinções necessárias. Instituto Millenium. 2016. Disponível em: http://www.institutomillenium.org.br/artigos/sobre-politicas-de-governo-e-politicas-de-estado-distincoes-necessarias/. Acesso em: 25 out. 2017.

APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006.

BRASIL. Senado Federal. LDB. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2017. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 05 nov. 2017.

DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do DF. Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Fundamental Anos Iniciais. Brasília, 2014a.

DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do DF. Currículo em Movimento da Educação Básica: Pressuposto Teóricos. Brasília, 2014b.

DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do DF. Diretrizes Pedagógicas para Organização Escolar do 2º Ciclo. Brasília, 2014c.

DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do DF. Currículo em Movimento do Distrito Federal - Ensino Fundamental: Anos Iniciais – Anos Finais. 2. ed. Brasília, 2018.

FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos, seriação e avaliação: Confronto de lógicas. 1 ed. Vol. 1. São Paulo: Moderna, 2003.

FREITAS, Luiz Carlos de. A organização do trabalho pedagógico no contexto atual do ensino público brasileiro. Entrevista Luiz Carlos de Freitas. Crítica Educativa, Sorocaba, vol. 2, n. 1, p. 202-206, jan/jun. 2016. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/79/215. Acesso em: 15 mar. 2018.

GIMENO SACRISTÁN, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

HOÇA, Liliamar. Tempo e Aprendizagem no Ensino Organizado em Ciclos. In: IX EDUCERE – Congresso Nacional de Educação, 10. 2009, Curitiba. Anais. Curitiba: PUCPR, 2009. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/3540_1998.pdf. Acesso em: 02 jan. 2019.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Processo de trabalho na escola: algumas categorias para análise. Teoria & Educação. 4. ed. 1991. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340535643_Processo_de_Trabalho_na_Escola_algumas_categorias_para_analise. Acesso em: 06 nov. 2017.

MAINARDES, Jefferson. A escola em ciclos: fundamentos e debates. São Paulo: Cortez, 2009.

PACHECO, José Augusto. Teoria (Pós) Crítica: passado, presente e futuro a partir de uma análise dos estudos curriculares. Revista e-Curriculum, São Paulo, vol. 11, n. 1, p. 06-22, abr. 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/13870/11311. Acesso em: 15 mar. 2018.

SEEDF. Secretaria de Estado de Educação. Currículo em Movimento da Educação Básica2. 2018. Disponível em: http://www.se.df.gov.br/curriculo-em-movimento-da-educacao-basica-2/. Acesso em: 07 jan. 2018.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

TORRES SANTOMÉ, Jurgo. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O dia a dia do trabalho pedagógico: contribuições para a formação do professor e do estudante. In: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. (Org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2017. p. 13-24.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas; PEREIRA, Maria Susley; OLIVEIRA, Rose Meire da Silva. Progressão continuada: equívocos e possibilidades. Polyphonia. 2012. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/26692. Acesso em: 06 nov. 2017.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Edição

Seção

Artigos