CURRÍCULO EM MOVIMENTO: TRAJETÓRIA E CONCEPÇÕES

Monique Vieira Amorim Bandeira, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas

Resumo


Este estudo apresenta uma análise da proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, concluída e entregue aos professores e demais profissionais em 2014 e atualizada em 2018. O objetivo é refletir sobre os princípios orientadores da proposta, identificando fundamentos teóricos e metodológicos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia é qualitativa com pesquisa bibliográfica dos documentos. Destacamos a importância de se romper com a ótica habitual e conservadora de conceber o currículo como conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos com os estudantes, numa perspectiva linear e acumulativa de conhecimentos. Nesse sentido, a organização escolar em Ciclos é apontada como alternativa, ao propor romper com a fragmentação do processo educativo, vislumbrando uma aprendizagem significativa a partir da ressignificação da rotina escolar.


Palavras-chave


Currículo; Organização escolar em Ciclos; Aprendizagem significativa

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p390-404

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