INTERLOCUÇÕES DOCENTES SOBRE CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICABILIDADE, ELABORAÇÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p405-429

Palavras-chave:

Currículo, Educação Física Escolar, Professor

Resumo

Base teórica: Sustentado nos pressupostos do materialismo histórico dialético, entende-se o currículo como sendo um constructo social, produzido por agentes sociais condicionados a um contexto histórico-social. Problema: Seria o currículo na prática, relevante e adequado as necessidades, na percepção dos professores de Educação Física? Objetivo: Verificar a importância curricular para as aulas de Educação Física, considerando as necessidades educacionais que se expressam e materializam no cotidiano. Metodologia: A aplicação de uma entrevista semiestruturada, aos 37 professores/as de Educação Física, resultaram nas categorias: Aplicabilidade Curricular, Elaboração Curricular Democrática e Qualidade Educacional. Síntese do estudo: A elaboração curricular de forma democrática efetiva-se na prática apenas quando se propõe a considerar a diversidade cultural e social dos agentes envolvidos.

Biografia do Autor

Anderson Cristian Barreto, Universidade Estadual de Maringá, Paraná

Professor de Educação Física da educação básica.

Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar-GEEFE/UEM

Pós graduando em Educação - Políticas e Gestão Educacional.

Linhas de interesse e pesquisa: Politicas Educacionais; Formação Docente; Trabalho Docente

Ana Luisa Barbosa Anversa, Universidade Estadual de Maringá, Paraná

Doutora e Mestre em Educação Física

Professora do DEF/UEM

Atuando nas áreas de: Formação profissional , Identidade profissional e Formação Docente em Educação Física

Vânia de Fátima Matias Souza, Universidade Estadual de Maringá, Paraná e Programa de Pós Graduação em Rede em Educação Física UEM e UNESP

Doutora em Educação; Mestre em Educação Física, Pedagoga e Professora de Educação Física.

Professora do DEF/UEM

Atuando nas áreas de: políticas, formação profissional e escola

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2021-03-30

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Artigos