INTERLOCUÇÕES DOCENTES SOBRE CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICABILIDADE, ELABORAÇÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p405-429Palavras-chave:
Currículo, Educação Física Escolar, ProfessorResumo
Base teórica: Sustentado nos pressupostos do materialismo histórico dialético, entende-se o currículo como sendo um constructo social, produzido por agentes sociais condicionados a um contexto histórico-social. Problema: Seria o currículo na prática, relevante e adequado as necessidades, na percepção dos professores de Educação Física? Objetivo: Verificar a importância curricular para as aulas de Educação Física, considerando as necessidades educacionais que se expressam e materializam no cotidiano. Metodologia: A aplicação de uma entrevista semiestruturada, aos 37 professores/as de Educação Física, resultaram nas categorias: Aplicabilidade Curricular, Elaboração Curricular Democrática e Qualidade Educacional. Síntese do estudo: A elaboração curricular de forma democrática efetiva-se na prática apenas quando se propõe a considerar a diversidade cultural e social dos agentes envolvidos.
Referências
ANVERSA, Ana Luiza Barbosa et al. Análise da área de Educação Física Escolar nos periódicos Brasileiros (2010-2015). Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 2, p. abr./jun. 2018a. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/46004. Acesso em: 09 mar. 2020.
ANVERSA, Ana Luiza Barbosa et al. Formação continuada na implementação do esporte educacional na educação física escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 4, out./dez. 2018b. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/50877. Acesso em: 09 mar. 2020.
ANVERSA, Ana Luiza Barbosa; SOUZA, Vania de Fátima Matias de. Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física. Práxis Educacional, Vitoria da Conquista, v. 12, n. 23, p. 153-174, set/dez. 2016. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/download/910/774/1520. Acesso em: 09 mar. 2020.
ARROYO, Miguel Gonzalez. Indagações sobre currículo: educandos e educadores seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
BOSCATTO, Juliano Daniel; DARIDO, Suraya Cristina. Currículo e Educação Física Escolar: análise do estado da arte em periódicos nacionais. Journal Physical Education, Maringá, v. 28, e2855, p. 1-16. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2448-24552017000100203&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em:09 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 09 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução n°2, de 22 de dezembro de 2017a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 09 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília. MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 09 mar. 2020.
DE PAULA, Alessandra et al. Inclusão na escola do sistema regular – integração: formação Profissional, currículo e família. Revista Intersaberes, v. 10, n. 20, p.126-141. jan.- abr. 2015. Disponível em: http://docplayer.com.br/17454458-Inclusao-na-escola-do-sistema-regular-integracao-formacao-profissional-curriculo-e-familia.html. Acesso em: 09 mar. 2020.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, mai/ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v29n78/v29n78a04. Acesso em: 09 mar. 2020.
DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Campinas: Autores Associados, 2008.
FONSECA, Marília. Políticas públicas para a qualidade da educação brasileira: entre o utilitarismo econômico e a responsabilidade social. Cad. Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 153-177, mai/ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622009000200002&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 09 mar. 2021.
GAMA, Carolina Nozela; DUARTE, Newton. Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade. Interface, v. 21, n. 62, p. 521-30. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832017005010103&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 09 mar. 2020.
GONZALEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli. Práticas corporais e a organização do conhecimento. Maringá: Eduem. 2014.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; SCHWENGBER, Maria Simone Vione. Práticas pedagógicas em Educação Física: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.
HYPOLITO, Álvaro Moreira; VIEIRA, Jarbas dos Santos; LEITE, Maria Cecilia Lorea. Currículo, gestão e trabalho docente. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 1-16, ago. 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/10989. Acesso em: 09 mar. 2020.
LIMA, Maria Emília; NEIRA, Marcos Garcia. Formação e atuação no currículo cultural da educação física: fios que se entrelaçam. Revista Ibero Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.14, n°1, p. 208-221, jan/mar. 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10888. Acesso em: 09 mar. 2020.
MACHADO, Roseli Belmonte; LOCKMANN, Kamila. Base nacional comum, escola e professor. Revista e-curriculum, São Paulo, v.12, n.03, p.1591-1613, out/dez. 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/21670. Acesso em: 09 mar. 2020.
MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Fundamentação teórica da educação física em propostas curriculares da escola pública de São Paulo: uma análise das abordagens pedagógicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.34. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100180. Acesso em: 09 mar. 2020.
MARANI, Lidiane; SANCHES NETO, Luiz; FREIRE, Elisabete dos Santos. O currículo da Educação Física na rede municipal de Barueri: as Percepções dos professores. Movimento, v. 23, n. 1, p. 249-264. jan./mar. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/65265. Acesso em: 09 mar. 2020.
MARINGÁ, Prefeitura do município – Secretaria de educação. Currículo da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Maringá, 2012.
MATOS, Juliana Martins Cassani et al. Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes. Rev. Educ. Fis./UEM, v. 26, n. 2, p.181-199, abr./jun. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-30832015000200181&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 09 mar. 2020.
MINAYO, Maria Cecilia de Sousa; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social, teoria método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
MOTA E SILVA, Eduardo Vinicius; VENÂNCIO, Luciana. Aspectos legais da Educação Física e integração a proposta pedagógica da escola. In: DARIDO, Suraya Cristina e RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. p. 50-63.
NEIRA, Marcos Garcia. A cultura corporal popular como conteúdo do currículo multicultural da Educação Física. Pensar a prática, v.11, n.1, p. 81-89, jan./jul. 2008. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/1699. Acesso em: 09 mar. 2020.
NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da educação física: pressupostos, princípios e orientações didáticas. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 4-28, jan/mar. 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/27374. Acesso em: 09 mar. 2020.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz Ferrari. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
PALMA, Ângela Pereira Teixeira Victoria; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli de; PALMA, José Augusto Victoria. Educação Física e a organização curricular: educação infantil e ensino fundamental. Londrina: Eduel, 2015.
PEDON, Nelson Rodrigo; CORREA, Rubens Arantes. Escola e currículo: um ensaio sobre territórios em disputa. Rev. NERA, Presidente Prudente v. 22, n. 48, p. 85-97. 2019. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/download/6366/4855. Acesso em: 09 mar. 2020.
PERINI, Rosiléia; BRACHT, Valter. Os saberes docentes dos professores de educação física na educação infantil de Serra/ES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, p. 953-963, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/41753. Acesso em: 09 mar. 2020.
PONCE, Branca Jurema. O currículo e seus desafios na escola pública brasileira: em busca da justiça curricular. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 785-800, set./dez. 2018. Disponível em: https://docplayer.com.br/122261330-O-curriculo-e-seus-desafios-na-escola-publica-brasileira-em-busca-da-justica-curricular.html. Acesso em: 09 mar. 2020.
ROSÁRIO, Luiz Fernando Rocha; DARIDO, Suraya Cristina. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v. 11 n. 3 p. 167-178, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/11n3/10LRF.pdf. Acesso em: 09 mar. 2020.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. O trabalho docente na perspectiva de Professores de Educação Física: análise de alguns fatores condicionantes e suas Restrições para o desenvolvimento da Prática pedagógica. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 4., p.1257-1270, out./dez. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/66771. Acesso em: 09 mar. 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre a ciência. 8. ed. São Paulo: Cortez. 2018.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
SCHERER, Renata Porcher e GRAFF, Patrícia. Das adaptações às flexibilizações curriculares: uma análise de documentos legais e revistas pedagógicas. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 376-400, abr./jun. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/26926/0. Acesso em: 09 mar. 2020.
SILVA, Maria Abádia da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cad. Cedes, Campinas, v. 29, n° 78, p. 216-226, mai/ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622009000200005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 09 mar. 2020.
SILVEIRA, Roziele Bovolini, BRITTES, Leticia Ramalho. A Participação Da Família Na Escola: Desdobramentos Sobre a Evasão Escolar e a Educação Profissional e Tecnológica Na Lógica Neoliberal. Educação Básica Revista, v.3, n.1, p.29-46, 2017. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/issue/view/ebrv3n12017/6. Acesso em: 09 mar. 2020.
SOARES, Carmem Lúcia et al. Metodologia do ensino da Educação Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
TONIETTO, Marcos Rafael; GARANHANI, Marynelma Camargo. A cultura infantil e a relação com os saberes da educação física na escola. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 517-528, abr./jun. de 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/66236. Acesso em: 09 mar. 2020.
WIGGERS, Ingrid Dittrich et al. Um “raio-x” da produção do conhecimento sobre Educação Física Escolar: Análise de periódicos de 2006 a 2012. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 831-845, jul./set. de 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/50517. Acesso em: 09 mar. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.