FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO: UMA NARRATIVA E MUITAS AÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1748-1770

Palavras-chave:

Formação Continuada em Serviço, Escola, Conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo, Anos iniciais.

Resumo

Este artigo tem objetivo de apresentar uma narrativa sobre um processo de formação continuada de professoras para a integração de tecnologias digitais ao currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que ocorreu nos anos de 2017 e 2018, em uma escola pública de Campo Grande/MS, e contou com a participação de três pesquisadoras e cinco professoras. A partir de dados produzidos, foi estabelecido diálogo com estudos de Bittar e Sánchez, sobre processos de integração, e estudos de Mishra e Koehler, acerca de conhecimentos de professores, em especial, o conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo. Consideramos que o fato de estarem juntas, pesquisadoras e professoras, durante dois anos, na escola, produzindo planejamentos e práticas, oportunizou momentos de formação e aprendizagem, pois foi possível vivenciar no ambiente escolar um processo de integração de tecnologias digitais ao currículo dos anos iniciais.

 

Biografia do Autor

Ivanete Fátima Blauth, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do SUl

Doutora em Educação pela PUCSP, professora associada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Realiza estágio pós-doutoral em Educação na UFPR.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancocini de; VALENTE, José Armando. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

BECKER, Fernando. Educação e construção de conhecimento. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

BITTAR, Marilena. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educar em Revista, Curitiba, número especial 01, p. 157-171, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nse1/11.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.

CORRÊA, Bárbara Drielle Roncoletta. Entre narrativas, gaiolas e voos: movimentos de integração de tecnologias digitais de uma professora dos anos iniciais. Orientadora: Suely Scherer. 2019. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LOBO DA COSTA, Nielce Meneguelo. Reflexões sobre tecnologia e mediação pedagógica na formação do professor de matemática. In: BELINE, Willian; LOBO DA COSTA, Nielce Meneguelo (Orgs.). Educação matemática, tecnologia e formação de professores: algumas reflexões. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2010. p. 85-116.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, Jun. 2006.

MORAES, Maria Cândida. Complexidade e currículo: por uma nova relação. Polis [on-line], v. 25, 2010. Disponível em: http://journals.openedition.org/ polis/573. Acesso em: 15 maio 2019.

PAPERT, Seymor. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre: Artmed, 2008.

RODRIGUES, Alessandra.; ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancocini; VALENTE, José Armando. Currículo, narrativas digitais e formação de professores: experiências da pós-graduação à escola. Revista Portuguesa de Educação [on-line], v. 30, p. 61-83, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37451307004.pdf. Acesso em: 23 fev. 2020.

SÁNCHEZ, Jaime. Integración curricular de TICs. Concepto y modelos. Enfoques Educacionales, v. 5, n. 1, p. 51-65, jan. 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/261947915_Integracion_Curricular_de_TICs_Concepto_y_Modelos. Acesso em: 12 fev. 2020.

SATER, Almir Eduardo Melke; OLIVEIRA, Renato Teixeira de. Tocando em frente (letra de música). 1990. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SWtjTkixv5M. Acesso em: 10 mar. 2020.

SCHERER, Suely. Integração de laptops educacionais às aulas de matemática: perspectivas em uma abordagem construcionista. In: ROSA, Maurício; BAIRRAL, Marcelo Almeida; AMARAL, Rúbia Barcelos (Orgs.). Educação matemática, tecnologias digitais e educação a distância: pesquisas contemporâneas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. p. 163-186.

VALENTE, José Armando. Formação de professores: diferentes abordagens pedagógicas. In: VALENTE, José Armando (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas/SP: Unicamp/Nied, 1999. p. 99-115

Downloads

Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Artigos