FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO: UMA NARRATIVA E MUITAS AÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1748-1770Palavras-chave:
Formação Continuada em Serviço, Escola, Conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo, Anos iniciais.Resumo
Este artigo tem objetivo de apresentar uma narrativa sobre um processo de formação continuada de professoras para a integração de tecnologias digitais ao currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que ocorreu nos anos de 2017 e 2018, em uma escola pública de Campo Grande/MS, e contou com a participação de três pesquisadoras e cinco professoras. A partir de dados produzidos, foi estabelecido diálogo com estudos de Bittar e Sánchez, sobre processos de integração, e estudos de Mishra e Koehler, acerca de conhecimentos de professores, em especial, o conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo. Consideramos que o fato de estarem juntas, pesquisadoras e professoras, durante dois anos, na escola, produzindo planejamentos e práticas, oportunizou momentos de formação e aprendizagem, pois foi possível vivenciar no ambiente escolar um processo de integração de tecnologias digitais ao currículo dos anos iniciais.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancocini de; VALENTE, José Armando. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
BECKER, Fernando. Educação e construção de conhecimento. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
BITTAR, Marilena. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educar em Revista, Curitiba, número especial 01, p. 157-171, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nse1/11.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
CORRÊA, Bárbara Drielle Roncoletta. Entre narrativas, gaiolas e voos: movimentos de integração de tecnologias digitais de uma professora dos anos iniciais. Orientadora: Suely Scherer. 2019. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LOBO DA COSTA, Nielce Meneguelo. Reflexões sobre tecnologia e mediação pedagógica na formação do professor de matemática. In: BELINE, Willian; LOBO DA COSTA, Nielce Meneguelo (Orgs.). Educação matemática, tecnologia e formação de professores: algumas reflexões. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2010. p. 85-116.
MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, Jun. 2006.
MORAES, Maria Cândida. Complexidade e currículo: por uma nova relação. Polis [on-line], v. 25, 2010. Disponível em: http://journals.openedition.org/ polis/573. Acesso em: 15 maio 2019.
PAPERT, Seymor. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre: Artmed, 2008.
RODRIGUES, Alessandra.; ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancocini; VALENTE, José Armando. Currículo, narrativas digitais e formação de professores: experiências da pós-graduação à escola. Revista Portuguesa de Educação [on-line], v. 30, p. 61-83, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37451307004.pdf. Acesso em: 23 fev. 2020.
SÁNCHEZ, Jaime. Integración curricular de TICs. Concepto y modelos. Enfoques Educacionales, v. 5, n. 1, p. 51-65, jan. 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/261947915_Integracion_Curricular_de_TICs_Concepto_y_Modelos. Acesso em: 12 fev. 2020.
SATER, Almir Eduardo Melke; OLIVEIRA, Renato Teixeira de. Tocando em frente (letra de música). 1990. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SWtjTkixv5M. Acesso em: 10 mar. 2020.
SCHERER, Suely. Integração de laptops educacionais às aulas de matemática: perspectivas em uma abordagem construcionista. In: ROSA, Maurício; BAIRRAL, Marcelo Almeida; AMARAL, Rúbia Barcelos (Orgs.). Educação matemática, tecnologias digitais e educação a distância: pesquisas contemporâneas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. p. 163-186.
VALENTE, José Armando. Formação de professores: diferentes abordagens pedagógicas. In: VALENTE, José Armando (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas/SP: Unicamp/Nied, 1999. p. 99-115
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.