O PROCESSO DE AUTORIA ACADÊMICA APOIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE WEB CURRÍCULOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1771-1790

Palavras-chave:

Autoria acadêmica, Escrita científica, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), Web Currículo, Currículo.

Resumo

Neste artigo buscamos promover a reflexão sobre as contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação no processo de constituição da autoria acadêmica, por meio da identificação dos desafios no processo de escrita de estudantes de graduação em vias a contribuir para o desenvolvimento de web currículos. Esta pesquisa, de método quantitativo, foi composta por uma amostra de 117 discentes de graduação. Os resultados mostram que as tecnologias digitais da informação e comunicação que podem fornecer suporte ao processo de autoria acadêmica são aquelas que valorizam a colaboração e coautoria, permitem o uso realidade aumentada e jogos para desenvolver habilidades de escrita. Desta forma, as contribuições provindas da relação entre tecnologias digitais da informação e comunicação e autoria acadêmica podem ser potencializadoras de web currículos.

Biografia do Autor

Priscila Costa Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo No Programa de Educação:Currículo. Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Especialista em Educação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. No contexto acadêmico, desenvolveu trabalhos sobre Educação a Distância, Formação de Professores e Professores-tutores para Educação a Distância, Tecnologias da Comunicação e Informação e Educação; e Análise de Redes Sociais na Educação. Possui experiência em Educação, com ênfase em Educação a Distância, como Coordenadora, Supervisora, Professora-tutora, desenvolvimento de atividades de planejamento e execução de cursos presenciais e a distância, revisão pedagógica de conteúdos e Designer Instrucional, em Instituições como: Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB), Coordenadoria de Capacitação (Procap/UnB), Centro de Educação a Distância (CEAD/UnB), Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (PRODEQUI/UnB) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Claudia Eliane da Matta, Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

Professora na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) nos cursos de graduação e pós-graduação. Leciona as disciplinas de Fundamentos de Programação nos cursos de Engenharia e Práticas de Ensino para os cursos de Licenciatura. Possui graduação em Ciência da Computação e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É especialista em design instrucional pelo Senac e realizou MBA em Administração de Negócios na Unifei.

Raquel Pasternak Glitz Kowalski, PUCPR

Doutora em Educação na PUCPR (2018), mestre em Educação na PUCPR (2008). Pós Graduação em Web Design pela PUCPR (2002) e Design Instrucional (2012) e graduação em Desenho Industrial P.V. pela PUCPR (2001). Atua como docente na PUCPR e na FAE nos cursos de graduação na área de Design, Publicidade e Pedagogia. Possui pesquisa publicada aliando tecnologia, design e educação. 

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Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Artigos