E SACODE A POEIRA: FAZENDO O CURRÍCULO EMBALANÇAR EM COMPOSIÇÃO COM IMAGENS CINEMATOGRÁFICAS E PROFESSORAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1895-1914

Palavras-chave:

Encontros, Imagens cinematográficas, Redes de conversações, Currículos, Formação de professores.

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que consistiu na realização de encontros com professoras de dois centros municipais de educação infantil, localizados na capital do Espírito Santo, Vitória, para pensar a força das imagens cinematográficas como disparadoras de redes de conversações que proporcionam a criação de linhas de vida para a escola. Como metodologia, a pesquisa utilizou as imagens-cinema e as redes de conversações para tecer as combinações que fazem os currículos embalançar na escola. Argumenta que os encontros com as imagens cinematográficas seguidos de redes de conversações propiciam a expansão de forças intensivas, a experimentação e a exploração do impensável para os currículos e para as infâncias, gerando possibilidades de ação das professoras.

Biografia do Autor

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES

Professora adjunta do departamento de teorias e Práticas Educativas e do programa de pós-graduação em educação e do programa mestrado profissional de educação da Ufes

Marlucy Alves Paraíso, UFMG

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/ FAE/UFMG

Referências

CARVALHO, Janete Magalhães. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis: DP et Aliii; Brasília, DF: CNPq, 2009.

CARVALHO, Janete Magalhães. A problematização pelo uso das imagens-movimento e imagens-tempo na pesquisa com o cotidiano escolar. In: GARCIA, Alexandra; OLIVEIRA, Inês Barbosa de (Orgs.). Aventuras de conhecimento: utopias vivenciadas nas pesquisas em educação. Petrópolis: De Petrus; Rio de Janeiro: Faperj, 2014. p. 159-177.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: as artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

DELEUZE, Gilles. A imanência, uma vida... Educação e Realidade, Rio Grande do Sul, v. 27, n. 2, p. 10-18, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/31079. Acesso em: 10 fev. 2019.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Tradução Antônio Pichet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Souza Dias. São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles. Imagem-tempo: cinema 2. Tradução Peter Pál Pelbart. Lisboa: Ed. Documenta, 2015.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução José Gabriel Cunha. Lisboa:

Relógio d’água, 1977.

KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Cartografar é traçar um plano comum. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 27, n. 2, p. 587-604, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984-02922013000200004&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 18 ago. 2019.

KRETLI, Sandra; DELBONI, Tania. Dando língua aos afetos que pedem passagem: a potência das pesquisas com os cotidianos. In: GARCIA, Alexandra; OLIVEIRA, Inês Barbosa de (Orgs.). Aventuras de conhecimento: utopias vivenciadas nas pesquisas em educação. Petrópolis: De Petrus; Rio de Janeiro: Faperj, 2014. p.177-191.

LINS, Daniel. O pensamento nômade. Nietzsche: vida nômade ou estadia sem lugar. Revista Lampejo, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 271-286, ago./set. 2017. Disponível em: https://revistalampejo.org/edicoes/edicao-12-vol_6_n_2/dossie/1%20-%20O%20PENSAMENTO%20N%C3%94MADE.pdf. Acesso em: 15 ago. 2019.

OLIVEIRA, Thiago Ranniery Moreira; PARAÍSO, Marlucy Alves. Mapas, dança, desenhos: a cartografia como método de pesquisa em educação. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 3 (69), p. 159-178, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pp/v23n3/10.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Diferença no currículo. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, p. 587-604, maio/ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742010000200014&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 12 ago. 2019.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Um currículo entre formas e forças. Educação, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 49-58, jan./abr. 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/18443. Acesso em: 10 de julho de 2019.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2007.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

TADEU, Tomaz. Arte do encontro e da composição: Espinosa + Currículo + Deleuze. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 27, n. 2, jul./dez. 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25915. Acesso em: 15 ago. 2019.

ZOURABICHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Editora 34, 2016.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Artigos