RACIONALIDADE DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR NAS ESCOLAS FAMILIARES RURAIS MOÇAMBICANAS
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p497-516Palavras-chave:
Currículo, Desenvolvimento curricular, Formação humana integral, Pedagogia de alternânciaResumo
A pesquisa que sustenta este artigo teve como propósito avivar os esforços das Escolas Familiares Rurais (EFRs) praticantes da Pedagogia da Alternância na República de Moçambique. Trata-se de um estudo que fez uso do método dialético e objetivou precipuamente avaliar a racionalidade do currículo desenvolvido em Pedagogia da Alternância. Os resultados da pesquisa foram alcançados mediante a aplicação da técnica de análise de conteúdo. Eles revelaram que, no contexto moçambicano, a racionalidade de um currículo desenvolvido em Pedagogia da Alternância centra-se na necessidade de que os jovens do meio rural usufruam do direito a uma educação profissional condigna, preservante dos valores autóctones, e no compromisso das Escolas Familiares Rurais em produzir uma educação integral, humanizada, de qualidade, como também para o enfrentamento dos desafios do mundo do trabalho na sociedade atual.
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