TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CINGAPURA: INTENÇÕES E AÇÕES DE USO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p82-103

Palavras-chave:

Currículo, Tecnologias, Formação de professores, Cingapura, UTAUT

Resumo

Esta pesquisa buscou questionar se num contexto favorável de formação, estrutura física e tecnológica adequadas, os professores integram as tecnologias em sua sala de aula ao analisar as intenções e ações dos futuros professores no uso das tecnologias. Como metodologia, adotou-se a observação participante durante seis meses nas aulas ministradas na disciplina de Pedagogical Approaches to Teaching and Learning Principles of Accounts, no National Institute of Education em Cingapura, com encontros semanais, partindo do Modelo Pedagógico Multiestratégico (MPME) que propõe o uso intenso das TDIC. Aplicou-se a Teoria Unificada de Aceitação e Uso das Tecnologias (UTAUT) desenvolvida por Venkatesh et al. (2003). Concluiu-se que há indícios de que quando os recursos tecnológicos não estão prontamente disponíveis, tendem a afastar a ideia de integrar tecnologias nas aulas. Além disso valores, crenças e concepções individuais sobre determinado tema ou assunto, podem levar o docente a não utilização as tecnologias.


Biografia do Autor

Nara Maria Bernardes Pasinato, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Educação e Currículo (PUCSP); Mestrado em Educação (PUCPR); Licenciada em Pedagogia (UCB); Licenciada e Bacharel em Biologia (PUCPR)

Everson Luiz Oliveira Motta, Unicesumar

Doutorando em Educação e Currículo (PUC-SP),;Mestre em Educação e Novas Tecnologias (UNINTER-PR);  Licenciado e  em Dança/Artes(UNESPAR-PR) e em Pedagogia  (UNINTER-PR) Bacharel em  Design de interiores (UNICESUMAR-PR).

Referências

AJZEN, Icek. The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, Burlington, v. 50, n. 2, p. 179-211, Dez. 1991. Disponível em: https://www.dphu.org/uploads/attachements/books/books_4931_0.pdf. Acesso em: 03 abr. 2020.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. A educação a distância na formação continuada de gestores para incorporação de tecnologias na escola. Educação temática Digital. V. 10, n. 2, 2009. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/1957.

Acesso em: 03 abr. 2020.

BOBSIN, Débora; VISENTINI, Monize; RECH, Ionara. Em busca do estado da arte do UTAUT: ampliando as considerações sobre o uso da tecnologia. RAI Revista de Administração e Inovação, v. 6, n. 2, p. 99-118, 2009. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79142/83214. Acesso em: 30 mar. 2020.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 2003.

COMPEAU, Deborah; HIGGINS, Christopher. Application of social cognitive theory to training for computer skills. Information Systems Research, Hanover, v. 6, n. 2, p. 118-143, 1995. Disponível em: https://econpapers.repec.org/article/inmorisre/v_3a6_3ay_3a1995_3ai_3a2_3ap_3a118-143.htm. Acesso em: 03 abr. 2020.

COSTA, Fernando et al. Repensar as TIC na educação professor como agente transformador. Carnaxide: Santillana, 2012.

DAVIS, Fred D. Perceived usefulness, perceived ease of use and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, 1989. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/249008?seq=1. Acesso em: 03 abr. 2020.

DAVIS, Fred. D.; BAGOZZI, Richard P.; WARSHAW, Paul R.. Extrinsic and intrinsic motivation to use computers in the workplace. Journal of Applied Social Psychology, v. 22, n.14, p.1111-1132, 1992. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1559-1816.1992.tb00945.x. Acesso em: 03 abr. 2020.

ERTMER, Peggy A. Adressing first-and-second-order barriers to change: strategies for technology integration. Educational Technology Research and Development. V. 47, n. 4. p. 47-61, 1999. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF02299597. Acesso em: 03 abr. 2020.

ERTMER, Peggy A.; OTTENBREIT-LEFTWICH, Anne. Removing obstacles to the pedagogical changes required by Jonassen’s vision of authentic technology-enabled learning. Computers&Education. V.64, p. 175-182, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131512002308. Acesso em: 03 abr. 2020.

FISHBEIN, Martin; AJZEN, Icek. Beliefs, attitude, intention and behavior: An introduction to theory and research. MA: Addison-Wesley, 1975.

GIMENO SACRISTÁN, José. Saberes e incertezas sobre o currículo. Cidade: Porto Alegre Penso, 2013.

JONASSEN, David H. Designing constructivist learning environments. In: REIGELUTH, Charles M. (Ed.), Instructional design theories and models: A new paradigm of instructional theory. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates Inc, 1999. p. 217-239.

KOH, Noi Keng. Harnessing ICT to support the Mixed-Mode Delivery framework. Diálogos Educacionais. v. 10, n. 31. p. 615-629. 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321284971_Harnessing_ICT_to_support_the_mixed-mode_delivery_framework. Acesso em: 03 abr. 2020.

KOH, Noi Keng; FRASER, Barry J. Learning environment associated with use of mixed mode delivery model among secondary business studies students in Singapore. Learning Environment Research, V.7, p.157-177, 2014. Disponível em: https://repository.nie.edu.sg/handle/10497/17130. Acesso em: 03 abr. 2020.

MARTINS, Gilberto A.; TEÓPHILO, Carlos R. Metodologia da investigação científica para as ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2009.

NIE. PGDE Handbook. Singapore: NIE, 2010.

PASINATO, Nara Maria B. Proposta de indicadores para avaliação dos estágios de integração das TIC na prática pedagógica dos professores. Orientadora: Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau. 2011. 133f. Dissertação (Mestrado) – PUCPR, Curitiba, 2011.

R CORE TEAM. R:A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Viena, 2014. Disponível em http://www.R-project.org/. Acesso em: 03 abr. 2020.

ROGERS, Everett M. Diffusion of Innovations. New York: The Free Press, 1995.

TAYLOR, Shirley; TOOD, Peter. Understanding information technology usage: a test of competing models. Information Systems Research, Hanover, v.6, n.2, p.144-176, 1995. Disponível em: https://pubsonline.informs.org/doi/abs/10.1287/isre.6.2.144. Acesso em: 03 abr. 2020.

TAN, Jason (Ed). Education in Singapore: Taking stock, Looking Forward. Singapore: Pearson, 2012.

TEO, Timothy. Influence of users characteristics on teacher's intention to use technology: some research evidence. International Journal of Instructional Media, v. 38, n. 2, p. 115-124, 2011. Disponível em: https://researchspace.auckland.ac.nz/handle/2292/10458. Acesso em: 03 abr. 2020.

THOMPSON, Ronald L.; HIGGINS, Christopher A.; HOWELL, Jane M. Personal computing: toward a conceptual model of utilization. MIS Quarterly, v. 15, n. 1, p. 125-143, 1991. Disponível em https://www.jstor.org/stable/249443?seq=1. Acesso em: 04 abr. 2020.

VENKATESH, Viswanath; MORRIS, Michael; DAVIS, Gordon B.; DAVIS, Fred D. User acceptance of information technology: Toward a unified view. MIS Quarterly, v. 27, n. 3, p. 425–478, 2003. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/30036540?seq=1. Acesso em: 03 abr. 2020.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Edição

Seção

Artigos