EDUCAÇÃO 3.0 E OS DESAFIOS À FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p748-771Palavras-chave:
Educação 3.0, Inovação, Desafios, Formação de professores.Resumo
O artigo, resultado de pesquisa bibliográfica e da visita técnica à escola Haim Hefer em Tel Aviv/Israel apresenta experiências educacionais inovadoras e dos sentidos polêmicos da educação 3.0. Analisa-se a reinvenção da escola sob a ótica da justiça curricular e dos estudos culturais, com o objetivo de interrogar sobre os desafios que as inovações provocam às formações continuadas dos professores. Autores como Connell (1995), Thurler (2001), Calvo (2016), Prensky (2017), Tough (2017) sustentam a urgência da inovação diante das mudanças na sociedade e no modo de ser da nova geração, conectada com os meios tecnológicos. O encantamento por modelos de inovações 3.0 não isenta de questionamentos e reflexões sobre o vínculo com modelos neoliberais da educação por competências, segundo Duarte (2001). A complexidade da formação continuada de professores, comprometida com a justiça curricular, equivale a desconstruções teóricas e práticas desvelando a invisibilidade das desigualdades sociais e educacionais e promovendo resistências coletivas.
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