EDUCAÇÃO 3.0 E OS DESAFIOS À FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p748-771

Palabras clave:

Educação 3.0, Inovação, Desafios, Formação de professores.

Resumen

O artigo, resultado de pesquisa bibliográfica e da visita técnica à escola Haim Hefer em Tel Aviv/Israel apresenta experiências educacionais inovadoras e dos sentidos polêmicos da educação 3.0. Analisa-se a reinvenção da escola sob a ótica da justiça curricular e dos estudos culturais, com o objetivo de interrogar sobre os desafios que as inovações provocam às formações continuadas dos professores. Autores como Connell (1995), Thurler (2001), Calvo (2016), Prensky (2017), Tough (2017) sustentam a urgência da inovação diante das mudanças na sociedade e no modo de ser da nova geração, conectada com os meios tecnológicos. O encantamento por modelos de inovações 3.0 não isenta de questionamentos e reflexões sobre o vínculo com modelos neoliberais da educação por competências, segundo Duarte (2001). A complexidade da formação continuada de professores, comprometida com a justiça curricular, equivale a desconstruções teóricas e práticas desvelando a invisibilidade das desigualdades sociais e educacionais e promovendo resistências coletivas.

Biografía del autor/a

Armgard Lutz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2010)
professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul , Brasil. Pro-reitoria de Ensino da UERGS; área da Educação - atuação no Curso de Pedagogia.

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Publicado

2021-06-30

Número

Sección

Artigos