Um olhar sobre propostas de educação quilombola no Brasil a partir de referenciais curriculares estaduais
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1722-1747Palavras-chave:
Educação escolar quilombola, Referenciais curriculares, Proposta curricular, Sistemas estaduais de ensinoResumo
O artigo tem por objetivo analisar referenciais curriculares estaduais de Educação Quilombola de diferentes sistemas de ensino no país, confrontando-os com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental reflexiva. Os resultados apontam que que as diretrizes curriculares de alguns sistemas atendem, em parte, aos princípios de uma EEQ de qualidade conforme sugerido pelas DCN, no entanto, tem deixado de observar parte dos fundamentos instituídos nas DCN da EEQ quando não apontam as atividades culturais, econômicas, políticas e sociais do cotidiano quilombola. A análise dos planos curriculares estaduais demonstra que além serem incipientes, deixam muito a desejar no que diz respeito as variedades e diversidades étnicas dos quilombos no Brasil.
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