A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: MODELO DE APRENDIZAGEM E PROCESSO PARTILHADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p772-793

Palavras-chave:

Educação Superior, Metodologia Científica, Escrita Acadêmica.

Resumo

Estudo ex-post-facto, de caráter descritivo e exploratório, tem por objetivo apresentar um modelo didático para a construção da escrita acadêmica e verificar se esse modelo, o qual se apoia em um processo partilhado entre docente, estudante e grupo, torna a escrita acadêmica uma atividade viável e motivadora. Procedeu-se, ainda, à análise de seu impacto na melhoria de aprendizagem e êxito no desempenho. Autores colocam que aprender ou ensinar a como fazer algo traz desafios específicos para o enfrentamento dos quais o deslocamento da racionalidade técnica para a racionalidade prática na condução dos processos de ensino-aprendizagem, tem se mostrado produtivo. A partir da interação de 2478 estudantes matriculados em 26 turmas da disciplina online de metodologia científica de uma universidade privada do Rio de Janeiro, constatamos que o modelo apresentado é efetivo para a construção da escrita acadêmica.

Biografia do Autor

Natalia de Lacerda Gil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora e Pesquisadora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Caterine Vila Fagundes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona. Pesquisadora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Katia Cristian Puente Muniz, Universidade Veiga de Almeida

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda em Psicanálise e Sociedade UVA-RJ. Professora e Pesquisadora Faculdade de Pedagogia Universidade Veiga de Almeida e Seeduc-RJ.

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Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Artigos