A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: MODELO DE APRENDIZAGEM E PROCESSO PARTILHADO
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p772-793Palabras clave:
Educação Superior, Metodologia Científica, Escrita Acadêmica.Resumen
Estudo ex-post-facto, de caráter descritivo e exploratório, tem por objetivo apresentar um modelo didático para a construção da escrita acadêmica e verificar se esse modelo, o qual se apoia em um processo partilhado entre docente, estudante e grupo, torna a escrita acadêmica uma atividade viável e motivadora. Procedeu-se, ainda, à análise de seu impacto na melhoria de aprendizagem e êxito no desempenho. Autores colocam que aprender ou ensinar a como fazer algo traz desafios específicos para o enfrentamento dos quais o deslocamento da racionalidade técnica para a racionalidade prática na condução dos processos de ensino-aprendizagem, tem se mostrado produtivo. A partir da interação de 2478 estudantes matriculados em 26 turmas da disciplina online de metodologia científica de uma universidade privada do Rio de Janeiro, constatamos que o modelo apresentado é efetivo para a construção da escrita acadêmica.
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 Ltda., 2006.
DONAHUE, Christine. When copying is not copying: plagiarism and French composition scholarship. In: EISNER, Caroline; VICINUS, Martha (Orgs.). Originality, imitation and plagiarism: teaching writing in the digital age. Michigan: University of Michigan Press/ University of Michigan Library, 2008. p. 90-103.
EMERSON, Lisa. Plagiarism, a Turnitin Trial, and an experience o cultural disorientation. In: EISNER, Caroline; VICINUS, Martha (Orgs.). Originality, imitation and plagiarism: teaching writing in the digital age. Michigan: University of Michigan Press/ University of Michigan Library, 2008. p. 182-194.
FAGUNDES, Caterine Vila; MUNIZ, Katia Cristian Puente; GHISLENI, Ana Cristina. A expansão da educação superior: indicadores de qualidade na modalidade a distância. Imagens da Educação, v. 8, nº 3, p. e43210, 19 dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/43210. Acesso em: 15 jan. 2020.
LESSARD, Claude. A universidade e a formação profissional dos docentes: novos questionamentos. Educação e Sociedade, v. 27, nº 94, jan.-abr. p. 201-227, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mz8wyGtn6r8C5pNBXqVFkbH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 dez. 2019.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Superior: Sinopse Estatística – 2014. Disponível em: http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/sinopse/default.asp. Acesso em: 10 fev. 2020.
LOPES, Denise Maria de Carvalho; VAZ-REBELO, Maria da Piedade Pessoa; PESSOA, Maria Teresa Ribeiro. O ensino superior na atualidade e os desafios da aprendizagem: teorizações e prática docente. Revista Portuguesa De Pedagogia, v. 44, nº 1, p. 143-167, 2010. Disponível em: https://digitalis.uc.pt/pt-pt/artigo/o_ensino_superior_na_atualidade_e_os_desafios_da_aprendizagem_teoriza%C3%A7%C3%B5es_e_pr%C3%A1tica_docente. Acesso em: 6 mar. 2020.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Publicada no Diário Oficial da União, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 2 mar. 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. MEC/SASE (Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino). Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC/Sase, 2014.
NAMEN, Anderson Amendoeira et al. Avaliação da utilização de Recursos de Ensino On-line Relacionados a Diferentes Estilos de Aprendizagem. Informática na educação - teoria & prática, v. 20, nº 2, p. 54-69, mai./ago. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/63305. Acesso em: 4 fev. 2020.
PUGH, Christina. Instinctual Ballast: imitation and creative writing. In: EISNER, Caroline; VICINUS, Martha (Orgs.). Originality, imitation and plagiarism: teaching writing in the digital age. Michigan: University of Michigan Press/ University of Michigan Library, 2008. p. 114-121.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.