CULTURAS NA ESCOLA E O CURRÍCULO BREVE: EPISÓDIOS DE APRENDIZAGEM SITUADA NA FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p545-567

Palavras-chave:

Cultura digital, Currículo, Episódios de Aprendizagem Situada.

Resumo

 O artigo situa alguns desafios da complexidade e da cultura digital na escola e no currículo a partir de alguns aspectos históricos e culturais. As metáforas do currículo sinalizam algumas visões de mundo e de educação ao mesmo tempo em que falam e traduzem aspectos da imaginação diante de certos desafios da escola. Nessa perspectiva, o artigo situa a possibilidade de práticas disruptivas a partir da idéia do “currículo breve” presente na metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situada, EAS, destacando algumas narrativas de estudantes em um contexto formativo universitario. Por fim, conclui que a metodologia EAS pode ser considerada uma abordagem diferente de currículo ao desarticular discurso pedagógico tradicional, com sua moldura rígida que viabiliza o dispositivo da escola, para ser reconceitualizado como um texto que se faz, desfaz e refaz na prática pedagógica, nas mediações e interações construídas entre professores e alunos, e nos diálogos com as culturas na escola e fora dela. 

Biografia do Autor

Pier Cesare Rivoltella, Universita Cattolica del Sacro Cuore di Milano - UCSC

Possui doutorado em Filosofia pela Universita Cattolica del Sacro Cuore di Milano(1988). Atualmente é professor adjunto da Universita Cattolica del Sacro Cuore di Milano

Monica Fantin, UFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina com Estágio no Exterior, na UCSC, Milão, Itália. Realizou Pós-Doutorado em Estética no Departamento de Filosofia da Università Cattolica del Sacro Cuore, Milano. Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Dossiê Temático 2020: Web Currículo: Educação e humanismo