O PERFIL DO DOCENTE ONLINE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO NO BRASIL E EM PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p10-33

Palavras-chave:

Docência online, Ensino Superior, Educação a Distância

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a formação de professores para a docência on-line, o perfil docente e os desafios que estes têm enfrentado na transposição do presencial para o on-line. Utilizaram-se um método de pesquisa quantitativo, sendo o estudo de natureza descritiva, e o questionário on-line como instrumento de recolha de dados. Este foi aplicado a professores que exercem atividades docentes on-line em Instituições de Ensino Superior no Brasil e em Portugal. O estudo envolveu uma amostra aleatória simples, composta por 277 docentes universitários, dos quais 236 do Brasil e 41 de Portugal. Foram realizadas análises estatísticas descritivas, empregando-se o software SPSS 26.0 para avaliar as diferenças entre os docentes das duas nacionalidades. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que não existem diferenças estatisticamente significantes entre os docentes on-line nos contextos português e brasileiro.

Biografia do Autor

Márcia Vieira, Universidade Aberta, Laboratório de Educação a Distância e Elearning

Doutora em Educação na especialidade em Educação a distância e eLearning, Pós-doutorado em Educação (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa) e Investigadora integrada UID/FCT no. 4372 no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) da Universidade Aberta.

Neuza Pedro, Universidade de Lisboa, Instituto de educação

Doutora em TIC na Educação, Mestrado em Psicologia Educacional. Professor Assistente do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Coordenadora do Programa de E-learning da Universidade de Lisboa.

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2021-03-30

Edição

Seção

Artigos