Percepções de graduandos de pedagogia e ciências biológicas sobre o currículo escolar
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1263-1281Palavras-chave:
flexibilidade curricular, percepções de cursistas, formação inicial de professoresResumo
Este artigo apresenta resultados da fase inicial de implementação de um Produto Educacional, no formato de curso, que investigou as noções prévias de um grupo de 26 estudantes de licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas acerca do currículo escolar. Os dados foram coletados em 2018, a partir de um questionário, sendo que as respostas foram transcritas e analisadas segundo o referencial da Análise Textual Discursiva. Como resultado, uma categoria de análise foi efetivada e evidenciou noções de currículo distantes das pesquisas recentes que investigam essa temática, a ideia do currículo como elemento fixo de orientação do trabalho escolar, e a necessidade de melhorar a formação inicial de professores no que diz respeito à compreensão, aplicação e flexibilidade dos programas curriculares, em sensibilidade ao contexto social vivido pela comunidade escolar.
Referências
ARROYO, Miguel Gonzales. Educandos e educadores: seus direitos e o currículo. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 1-52. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag2.pdf. Acesso em: 13 maio 2020.
ARROYO, Miguel Gonzales. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 5 set 2022.
CORAZZA, Sandra Mara. O que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em educação. Petrópolis: Vozes, 2001.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura. As bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre, Artmed, 1993.
GAUTHIER, Clermont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 2013.
GIMENO SACRISTÁN, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación, Madri, v. 37, n. 3, 2005. Disponível em: https://rieoei.org/deloslectores/1106Barros.pdf. Acesso em: 13 maio 2020.
MATOS, Cleide Carvalho; REIS, Manuelle Espindola dos. As reformas curriculares e a formação de professores: implicações para a docência. Revista HISTEDBR, Campinas, v. 19, p. e019059, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654652. Acesso em: 8 nov. 2021.
FREITAS, Suzana Cristina de; MOLINA, Adão Aparecido. Estado, políticas públicas educacionais e formação de professores: em discussão a nova resolução CNE/CP N. 2, de 20 de dezembro de 2019. Pedagogia em Foco, Iturama, v. 15, n. 13, p. 62-81, 2020. Disponível em: https://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/506. Acesso em: 8 nov. 2021.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.
SHULMAN, Lee. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Tradução de Leda Beck. Revisão técnica: Paula Louzano. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-22, 2014. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. Acesso em: 13 maio 2020.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
VEIGA-NETO, Alfredo. De geometrias, currículo e diferenças. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXIII, n. 79, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10853.pdf. Acesso em: 13 maio 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.