Percepções de graduandos de pedagogia e ciências biológicas sobre o currículo escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1263-1281

Palavras-chave:

flexibilidade curricular, percepções de cursistas, formação inicial de professores

Resumo

Este artigo apresenta resultados da fase inicial de implementação de um Produto Educacional, no formato de curso, que investigou as noções prévias de um grupo de 26 estudantes de licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas acerca do currículo escolar. Os dados foram coletados em 2018, a partir de um questionário, sendo que as respostas foram transcritas e analisadas segundo o referencial da Análise Textual Discursiva. Como resultado, uma categoria de análise foi efetivada e evidenciou noções de currículo distantes das pesquisas recentes que investigam essa temática, a ideia do currículo como elemento fixo de orientação do trabalho escolar, e a necessidade de melhorar a formação inicial de professores no que diz respeito à compreensão, aplicação e flexibilidade dos programas curriculares, em sensibilidade ao contexto social vivido pela comunidade escolar.

Biografia do Autor

Adriana Fratoni dos Santos, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP – Campus de Cornélio Procópio).

Pedagoga. Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Cornélio Procópio.

Lucken Bueno Lucas, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UENP – Campus de Cornélio Procópio).

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina e Professora Colaboradora Sênior da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Corn.élio Procópio.

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Paraná

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2022-09-30

Edição

Seção

Artigos