INOVAÇÃO CURRICULAR NA GRADUAÇÃO EM PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A1 - B2 DO QUALIS/CAPES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p682-704

Palavras-chave:

Inovação, Ensino Superior, Educação Física, Currículo.

Resumo

O novo paradigma da sociedade da informação, o ciberespaço e consequentes transformações no mercado de trabalho levam a alterações em pontos-chave e eixos constitutivos da formação profissional, levando-se a questionar como está a produção acadêmica sobre Inovação Curricular na graduação em Educação Física. Portanto, o estudo identificou e analisou fatores que caracterizam inovação curricular em periódicos científicos brasileiros, na área de Educação Física, entre os estratos A1 e B2 do Qualis Periódicos da CAPES (2013-2016), na versão on-line. Foram identificados quatro fatores para a inovação curricular: o contexto em que o ensino ocorre, o status científico e político da área, os conteúdos a serem desenvolvidos e os procedimentos de ensino. Por fim, são necessárias outras pesquisas que identifiquem ações e propostas de inovação curricular, além de maior atenção com o tema da inovação curricular na graduação.

Biografia do Autor

Alfredo Cesar Antunes, Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Mestrado em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e Doutorado em Ciência do Desporto/Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa e professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Realiza pesquisas na área de Educação Física, Formação Profissional, Sociologia das Profissões e Representações Sociais.

Referências

ANTUNES, Alfredo Cesar. Identidade acadêmica da educação física: da necessidade de um corpo de conhecimento teórico e fuga do rótulo de profissão prática para uma área que exerce a prática reflexiva. Anuário da Produção Acadêmica Docente, Valinhos, v.7, nº 2, p. 215-229, 2008. Disponível em: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/1538. Acesso em: 20 fev. 2019.

ANTUNES, Alfredo Cesar. Influência da Resolução 03/87 para o atual processo de preparação profissional em Educação Física. Lecturas: educación física y deportes. Revista Digital, Buenos Aires, v. 14, nº 138, p. 1, nov. 2009. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd138/resolucao-03-87-em-educacao-fisica.htm. Acesso em: 10 fev. 2019.

ANTUNES, Alfredo Cesar. A dimensão prática na preparação profissional em Educação Física: concepção e organização acadêmica. 2012. Tese (Doutorado em Ciência do Desporto) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275035. Acesso em: 10 fev. 2019.

BENITES, Larissa Cerignoni; SOUZA NETO, Samuel de; HUNGER, Dagmar. O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de Educação Física. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, nº 2, p. 343-360, maio/ago. 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/8348. Acesso em: 12 dez. 2019.

BRACHT, Valter. Educação Física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 22, nº 1, p.53-63, mai. 2000. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/753. Acesso em: 10 dez. 2019.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 01, de 18 de fevereiro de 2002, fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores em Educação Básica. Brasília, 2002a.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 02, de 19 de fevereiro de 2002, fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores em Educação Básica. Brasília, 2002b.

BRASIL. Resolução CNE/CES n.º 07, de 31 de março de 2004, fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena, Brasília, 2004.

BRASIL. Governos divulgam plano de legado dos Jogos Rio 2016. Publicado: 16/04/2014. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/governo/2014/04/governos-divulgam-plano-de-politicas-publicas-de-legado. Acesso em: 12 jan. 2018.

BRASIL. Ministério do Esporte. Legados de megaeventos esportivos. CONFEF/Ministério do Esporte, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. e-MEC. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 11 jan. 2018.

CALCIOLARI JUNIOR, Anísio; SORIANO, Jeane Barcelos. Movimento. A organização político-científica nos EUA nos anos de 1960 e seu impacto para a dimensão acadêmica da educação física. v. 21, nº 2, p. 545-558, abr./jun. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/48111. Acesso em: 08 jan. 2020.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

FARINATTI, Paulo de Tarso Veras. Pesquisa em Educação Física no Brasil: por um compromisso com a evolução. In: FARIA JR., Alfredo Gomes; FARINATTI, Paulo de Tarso V. (Orgs.). Pesquisa e produção do conhecimento em educação física: livro do ano 1991/SBDF. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1992. p. 34-68.

FELDMANN, Marina et al. Formação inicial de educadores: currículo, trabalho pedagógico e inovação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, nº 03, p. 1130 – 1150, jul./set.2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/29312/20686. Acesso em: 20 jan. 2020.

KELLER-FRANCO, Elize. Modelos de formação docente em projetos curriculares inovadores: reflexões a partir de uma experiência formativa. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, nº 3, p. 694-720, jul./set. 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/34018. Acesso em: 07 jan. 2020.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIMA, Marcelo Bernardo de; STRUCHIER, Miriam. Pressupostos teóricos e propostas para discutir questões sociocientíficas: construção do modelo E-CRIA e sua aplicação no ensino superior. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, nº 2, p. 393-419, abr./jun. 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/36870. Acesso em: 08 jan. 2020.

LOCH, Mathias Roberto et al. Abordando Saúde Coletiva no curso de bacharelado em Educação Física: Relato de experiência. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde (RBAFS). v. 21, nº 3, p. 285-290, 2016. Disponível em: http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/7479. Acesso em: 12 jan. 2020.

MARINHO, Alcyane; NASCIMENTO, Juarez Vieira do; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli (Orgs.). Legados do esporte brasileiro. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2014.

MASETTO, Marcos. Inovação na Educação superior. Interface- Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 8, nº 14, p. 197-202, set. 2003-fev.2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-32832004000100018. Acesso em: 01 jul. 2018.

MASETTO, Marcos Tarciso. Inovação Curricular no Ensino Superior. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 7, nº 2, p. 1-20, agosto 2011. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 08 jan. 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MOLINA NETO, Vicente. A cultura do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre. Movimento, Porto Alegre, v. 4, nº 7. 1997. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2365. Acesso em: 10 jan. 2020.

MOTTA, Vânia Cardoso da; FRIGOTTO, Gaudêncio. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida provisória nº 746/2016 (lei nº 13415/2017). Educação e Sociedade: revista de ciência da educação, Campinas, v. 38, nº 139, p. 355-372, abr./jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302017000200355&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 02 ago. 2018.

OLIVEIRA, Neide Aparecida Arruda de; MATTAR NETO, João Augusto. Folhetim Lorenianas: aprendizagem baseada em projetos, pesquisa e inovação responsáveis na educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, nº 2, p. 341-363, abr./jun. 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/36767. Acesso em: 11 jan. 2020.

PADILHA, Maria Auxiliadora Soares; BERAZA, Miguel Angel Zabalza. Um cenário de integração de tecnologias digitais na educação superior: em busca de uma coreografia didática inovadora. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, nº 3, p. 837-863, jul./set. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/28698. Acesso em: 12 jan. 2020.

PINTO, Sonia Maria Conceição; RIBEIRO, Silvar Ferreira. Pesquisa e inovação responsáveis na formação científica dos estudantes da educação superior. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, nº 2, p. 420-444, abr./jun.2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/36875. Acesso em: 14 jan. 2020.

REIS, Marize Cisneiros da Costa. A legitimidade acadêmico-científica da Educação Física: uma investigação. 2003. Tese (Doutorado em Pedagogia do Movimento) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

SOUZA, Karine Pinheiro de et al. Ciência na praça: um diálogo com a responsabilidade e inovação na pesquisa. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, nº 2, p. 315 – 340, abr./jun.2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/36869. Acesso em: 15 jan. 2020.

SOUZA NETO, Samuel et al. A formação do profissional de educação física no Brasil: uma história sob a perspectiva da legislação federal no século XX. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, nº 2, p. 113-128, jan. 2004. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/230. Acesso em: 15 jan. 2020.

TANI, Go. Cinesiologia, Educação Física e Esporte: Ordem emanente do caos na estrutura acadêmica. Motus Corporis: revista de divulgação científica do mestrado e doutorado em educação física. v. 3, nº 2, p. 9-49, 1996.

TANI, Go. Professional preparation in physical education: Changing labor market and competence. Motriz, Rio Claro, v.19 n.3, p.552-557, jul/sep. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742013000300004. Acesso em: 10 jan. 2018.

TOJAL, João Batista Andreotti Gomes. Da educação física a motricidade humana: a preparação do profissional. Lisboa: Instituo Piaget, 2004.

TOMÁS, Marina et al. Extensão da inovação docente sobre o uso das TIC na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Autonoma de Barcelona. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 1, n° 1, p. 1-30, dez./jul. 2005-2006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/3096. Acesso em: 08 jan. 2020.

TUCUNDUVA, Bruno Barth Pinto; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil. Revista Movimento. v. 25, p.1-13, jan./ dez. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/88131. Acesso em: 20 jan. 2020.

VERENGUER, Rita de Cassia Garcia. Mercado de trabalho em educação física: significado da intervenção profissional à luz das relações de trabalho e da construção da carreira. 2003. Tese (Doutorado em Educação Física) –Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275452. Acesso em: 18 jan. 2019.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Artigos