OS CÓDIGOS ALFANUMÉRICOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p219-240

Palavras-chave:

BNCC, Códigos alfanuméricos, Educação infantil, Brincadeira.

Resumo

Objetiva-se problematizar a brincadeira nos centros de educação infantil, de maneira a cartografar os modos pelos quais as crianças ocupam, criam fabulações e inventam nos espaços-tempos escolares que experienciam. Discutem-se a excessiva psicologização e a pedagogização das brincadeiras das crianças expressas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pela transcrição de suas aprendizagens e brincadeiras em códigos alfanuméricos. Utiliza-se como metodologia a cartografia das fabulações e brincadeiras das crianças em uma escola municipal de educação infantil. Conclui-se que as fabulações e invenções das crianças levam a pensar a brincadeira como uma condição de nossa animalidade, como instinto e como potência para a criação e aprendizagem.

Biografia do Autor

Camilla Borini Vazzoler Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Janete Magalhães Carvalho, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES)

Doutora em Educação. Pós-Doutora em Currículo (UERJ) e Sociologia da Vida Cotidiana ( ICS/Universidade de Lisboa). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES).Pesquisadora 1D do CNPq

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Publicado

2021-03-30

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Artigos