Memórias curriculares do município de Santo André (2005-2016)

rupturas, (des)continuidades e resistências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p444-469

Palavras-chave:

memórias curriculares, políticas curriculares, currículo, Santo André.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo recuperar as memórias curriculares de Santo André, município localizado na Região do Grande ABC Paulista, São Paulo. O estudo teve origem em meio aos debates e embates travados na rede municipal no contexto das discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao longo do ano de 2017. O texto analisa e discute as continuidades e descontinuidades das políticas curriculares do município com base em análise de documentos oficiais e de entrevistas realizadas com professores que atuaram ao longo de três gestões municipais entre 2005 a 2016. Apoiando-se em aportes das teorias críticas do currículo, sustenta-se o argumento de que memórias curriculares configuram-se como patrimônio público e que recuperá-las é uma forma de resistência aos ataques feitos à democracia no atual cenário das políticas de educação no Brasil. 

Biografia do Autor

Maria de Lara Terna Garcia Mancilha, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) da rede municipal de Santo André, atuando em função gratificada como Coordenadora Pedagógica desde 2017. Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) - linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação, Pesquisadora do grupo de Pesquisa Gestão Democrática e Qualidade Social da Educação; Professora do Instituto Brasileiro de Formação de educadores (IBFE).

Sanny Silva da Rosa, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP (1996); estudos de pós-doutoramento em Políticas Educacionais pelo Institute of Education, University College London (2010-11); professora e pesquisadora do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Líder do grupo de pesquisa Gestão Democrática e Qualidade Social da Educação.

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Publicado

2022-03-30

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Artigos