Memórias curriculares do município de Santo André (2005-2016)
rupturas, (des)continuidades e resistências
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p444-469Palavras-chave:
memórias curriculares, políticas curriculares, currículo, Santo André.Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo recuperar as memórias curriculares de Santo André, município localizado na Região do Grande ABC Paulista, São Paulo. O estudo teve origem em meio aos debates e embates travados na rede municipal no contexto das discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao longo do ano de 2017. O texto analisa e discute as continuidades e descontinuidades das políticas curriculares do município com base em análise de documentos oficiais e de entrevistas realizadas com professores que atuaram ao longo de três gestões municipais entre 2005 a 2016. Apoiando-se em aportes das teorias críticas do currículo, sustenta-se o argumento de que memórias curriculares configuram-se como patrimônio público e que recuperá-las é uma forma de resistência aos ataques feitos à democracia no atual cenário das políticas de educação no Brasil.
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