A Prova Brasil na ótica das crianças

o poder pastoral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p611-628

Palavras-chave:

poder pastoral, crianças, professores, escola, Prova Brasil

Resumo

As reformas educacionais em curso desde a década de 1990 promoveram mudanças estruturais, principalmente com ênfase e intensificação na política de avaliações em larga escala. As escolas e o professor exercem um papel primordial no processo de condução das crianças que realizam as provas, para que as instituições alcancem as metas da qualidade educacional estabelecida pelas políticas. Neste trabalho, apresentaremos dados de uma pesquisa desenvolvida com a participação das crianças dos 5º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Miguel dos Campos – Alagoas que fazem a Prova Brasil. A investigação possui uma abordagem qualitativa, a partir do Estudo de Caso e da Análise do Discurso de Michel Foucault, buscando observar o poder pastoral e que tipo de tecnologias são mobilizadas institucionalmente e o papel docente com as crianças, conduzindo-as para os fins da Prova Brasil.

Biografia do Autor

Karla de Oliveira Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Doutora em Educação. 

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Alagoas - Campus II - Santana do Ipanema - AL

Laura Cristina Vieira Pizzi, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlandia/MG (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Visiting Scholar na School of Education da Univeristy of Berkeley - CA/USA (2002) e Pós-doutorado Sênior no Dipartimento di Scienze della Formazione e Psicologia da Università degli Studi di Firenze/IT (2014). Membro da Comissão Editorial da RBE/Anped (2012-2018); Coordenadora do PPGE-UFAL (2010-2012). Vice-Coordenadora do PPGE/UFAL (2008-2009); Editora da Revista Debates em Educação do PPGE-UFAL (2009-2015). Cooperação Científica FACED/UFRGS (2017-2018); Docente do DPOPP-UFU/MG (1991-1993). Atualmente Professora Titular no Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando no Mestrado e Doutorado. Coordena o grupo de pesquisa (CNPq) "Currículo, atividade docente e subjetividades", com foco nos temas do currículo e do trabalho docente, nas seguintes problemáticas: políticas curriculares, controle do trabalho docente, currículo e subjetividades relacionadas ao gênero, à cidadania e à pobreza, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental.

Referências

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Publicado

2022-06-29

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Artigos