A (IN) DEFINIÇÃO DO PAPEL DO PROFESSOR REGENTE E DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL NA ESCOLA ‘INCLUSIVA’: ENTRE ZONAS DE CONFLITO E POSSIBILIDADES DE COLABORAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p2029-2051

Palavras-chave:

Inclusão, Alunos Surdos, Colaboração.

Resumo

Este artigo analisa a atuação do professor regente e do intérprete educacional na inclusão escolar do aluno surdo, representação que se mostra indefinida e controversa, o que resulta em conflitos no processo de ensino-aprendizagem. Apoiado na Teoria Sócio-Histórico-Cultural de Vygotsky (1924-1934), este trabalho se encontra ancorado na Metodologia da Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2006) e no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006). Os dados foram produzidos em uma escola comum que tem alunos surdos matriculados, por meio da observação videogravada das aulas de Língua Portuguesa, sessões reflexivas e entrevista com os participantes. Os resultados apontam zonas de conflito no campo de atuação do professor e do intérprete devido às lacunas na formação desses profissionais que, somadas a outros fatores, contribuem para uma inclusão-excludente e sinalizam a necessidade de um trabalho colaborativo, de modo a proporcionar educação de qualidade.

Biografia do Autor

Lucineide Machado Pinheiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Doutora e Mestre em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA/CE). É Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP. Possui Proficiência em Tradução e Interpretação da LIBRAS/Língua Portuguesa/LIBRAS e Proficiência no uso e no ensino da LIBRAS, nível superior, pelo Ministério da Educação MEC/INEP/UFSC. Integra os Grupo de Pesquisa ILCAE - Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais (PUC/UNIFESP) e GEICS - Grupo de Estudos sobre Identidade e Cultura Surda (UNIFESP). Concentra suas pesquisas nos seguintes temas: Educação de Surdos, Inclusão Escolar, Educação Bilíngue para Surdos, LIBRAS, Currículo e Adaptação/Flexibilização Curricular. Sua principal base teórico-metodológica é a Teoria Sócio-Histórico-Cultural de Desenvolvimento e a Pesquisa Crítica de Colaboração - PCCol.

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2020-12-16

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Artigos