O desenvolvimento profissional dos professores do ensino médio

desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p717-734

Palavras-chave:

desenvolvimento profissional, docência, ensino médio

Resumo

Neste artigo, apresentam-se análises empreendidas de resultados de um estudo que procurou construir um panorama do desenvolvimento profissional do docente da rede pública estadual de ensino de um município de Santa Catarina. Ancorado em Imbernón (2011) e Nóvoa (1992), o desenvolvimento profissional relaciona-se a um conjunto de fatores que se articulam com o desenvolvimento pessoal do sujeito professor. Os dados foram levantados a partir de um questionário distribuído aos professores. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo refletir sobre diversos aspectos que compõem o desenvolvimento profissional do docente, como: o perfil, a formação inicial e continuada, as práticas docentes e a compreensão dos documentos curriculares. Os resultados apontam para um descompasso entre formação e práticas docentes, bem como ausência de políticas públicas de carreira, formação continuada e melhores condições de trabalho.

Biografia do Autor

Cíntia Régia Rodrigues, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em História pela Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS. Docente do Departamento de História e Geografia e do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE - da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Coordenadora do Laboratório de Didática da História – LADIH/FURB.

Valéria Contrucci de Oliveira Mailer, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - Docente do Departamento de Letras da Universidade Regional de Blumenau-FURB. Grupo de Pesquisa: Políticas de Educação na Contemporaneidade do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE - FURB.

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2022-06-29

Edição

Seção

Artigos