Práticas educativas interculturais

fissuras no processo formativo de docentes da educação profissional técnica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p394-414

Palavras-chave:

práticas educativas, interculturalidade, diversidade, formação de professores, educação profissional técnica

Resumo

O artigo resulta de uma pesquisa que cartografou a profissão docente na Educação Profissional Técnica a partir de experiências educativas com a diversidade. Reflete como o processo civilizatório construído pela Razão Indolente (SANTOS, 2011) incide sobre a educação e destaca como a produção de práticas educativas interculturais (TUBINO, 2016; FLEURI, 2017) gera fissuras no processo formativo dos docentes e os reposicionam na profissão (NÓVOA, 2017). O trabalho se desenvolveu a partir da aplicação de um questionário survey, rodas de conversa e cartas pedagógicas com docentes do Instituto Federal da Bahia. Os resultados apontam que, diante o contexto da diversidade como campo de disputa e insurgência dos sujeitos, as fissuras produzidas nos processos formativos anunciaram-se como reconhecimento da formação específica que amparem as dimensões metodológicas, curriculares e políticas que cercam o campo pedagógico.

Biografia do Autor

Graziela Ninck Dias Menezes, Instituto Federal da Bahia

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1997).É especialista em Gestão da Educação (2000) e em Filosofia (2011). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2015). Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Docência e Interculturalidade. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO. Membro da Associação Nacional de Pesquisa em Educação- ANPED, Membro da da Associação Brasileira de Pesquisa Autobiográfica - BIOGRAPH. Faz parte da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências - (Rede Formad/ UNIRIO/Brasil), vinculada a Red de Formación Docente y Narrativa (Argentina). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: docência na educação profissional técnica, ensino médio, narrativa, diversidade, decolonialidade, interculturalidade, ética e filosofia.

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1995), Especialista em Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), Mestrado em Educação pela Universidade do Quebec (2002),Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008) e Pós- Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2013). É Professora Titular Plena da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Educação - Campus I. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO. Foi Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2010-2018). É Sócia da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED e da Associação Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica - BIOGRAPH. Faz parte da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências - (Rede Formad/ UNIRIO/Brasil), vinculada a Red de Formación Docente y Narrativa (Argentina). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, formação de professores, ruralidades, diversidade, pesquisa (auto)biográfica e docência na educação básica.

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Publicado

2022-03-30

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Artigos