ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO EM GOIÁS: PRÁTICAS CURRICULARES INOVADORAS PARA A CONTEMPORANEIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1957-1979

Palavras-chave:

Atuações Educativas, Práticas Curriculares, Aprendizagem Dialógica, Ensino, Currículo.

Resumo

O presente artigo objetiva enunciar novas perspectivas pedagógicas que podem contribuir para o avanço das práticas curriculares e também da formação e atuação de professores (as), tendo como referência uma educação democrática e humanizadora. Por meio da exposição de parte dos resultados de uma pesquisa realizada no Estado de Goiás (2014-2018), a partir da qual se deu o desenvolvimento de atuações educativas de êxito em instituições de educação básica públicas, apresenta-se para a discussão os impactos dessas atuações, percebidos pelos sujeitos envolvidos no processo. Os resultados dizem respeito, sobretudo, à melhoria da aprendizagem de conteúdos escolares por parte dos estudantes e da convivência respeitosa entre eles. Embora não sejam conclusivos, como é próprio da ciência, outros estudos, como acompanhamentos longitudinais, comparativos e de avaliação, podem contribuir para dar-se continuidade ao diálogo.

Biografia do Autor

Vanessa Gabassa, Universidade Federal de Goiás

Mestrado em Educação (2007) e Doutorado em Educação (2009), pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-FE/UFG) e à área de Didática e Estágio. Coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Aprendizagem Dialógica (GEPPAD), vinculado ao Núcleo de Formação de Professores (NUFOP-FE/UFG)

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Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Artigos