SABERES EXPERIENCIAIS NA CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO EMERGENTE NO COTIDIANO DO ENSINO MÉDIO RURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p517-535

Palavras-chave:

Conhecimento, Cotidiano, Currículo, Documentação narrativa, Saber experiencial

Resumo

Este artigo objetiva problematizar a constituição do currículo no cotidiano de professores(as) do ensino médio rural e seus saberes experienciais. Vincula as epistemologias do sul e autores que consideram o saber experiencial como exponencial na produção do conhecimento. Desse modo, o problema que norteia o estudo está centrado na constituição do currículo em meio ao cotidiano de professores(as) do ensino médio nas ruralidades. Faz uso do dispositivo de pesquisa-formação-ação da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas, como perspectiva metodológica. Nesse contexto, são produzidos saberes que vão para além da regulação técnica e do desenvolvimento de um currículo puramente informacional. Há uma mistura entre fazer o que está previsto no currículo e, ao mesmo tempo, “subverter” o sistema.

Biografia do Autor

Adelson Dias de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF

Doutorado em Educação e Contemporaneidade - Universidade do Estado da Bahia (2019). 

Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus Juazeiro

 


Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Universidade do Estado da Bahia, UNEB

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008) e Pós- Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2013).

Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia

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Publicado

2021-03-30

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Artigos