SABERES EXPERIENCIAIS NA CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO EMERGENTE NO COTIDIANO DO ENSINO MÉDIO RURAL
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p517-535Palavras-chave:
Conhecimento, Cotidiano, Currículo, Documentação narrativa, Saber experiencialResumo
Este artigo objetiva problematizar a constituição do currículo no cotidiano de professores(as) do ensino médio rural e seus saberes experienciais. Vincula as epistemologias do sul e autores que consideram o saber experiencial como exponencial na produção do conhecimento. Desse modo, o problema que norteia o estudo está centrado na constituição do currículo em meio ao cotidiano de professores(as) do ensino médio nas ruralidades. Faz uso do dispositivo de pesquisa-formação-ação da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas, como perspectiva metodológica. Nesse contexto, são produzidos saberes que vão para além da regulação técnica e do desenvolvimento de um currículo puramente informacional. Há uma mistura entre fazer o que está previsto no currículo e, ao mesmo tempo, “subverter” o sistema.
Referências
ALLIAUD, Andrea. Experiencia, saber y formación. Revista de Educación [en línea]. 2010, ISSN 1853–1326. p. 140 -157. Disponible en: http://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/r_educ/article/view/11/55. Acesso em: 30 jun. 2020.
ALVES, Maria Rosa de Almeida. A vivência de escrever a experiência – trajetórias olhadas pelo retrovisor. In: OLIVEIRA, Adelson Dias de (Org.). Narrar e documentar: experiências de professores(as) no ensino médio em território rural. Curitiba: CRV, 2019. p. 127-128.
ALVES, Nilda. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, maio/ Jun/ Jul/ Ago 2003, p. 62-74. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782003000200005. Acesso em: 01 jun. 2020.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
BOLÍVAR, Antonio. La autoevaluación en la construcción de capacidades de mejora de la escuela como comunidad de aprendizaje profesional. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, v. 14, p. 9-40, 2014. . Disponível em: https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3398. Acesso em: 01 mar. 2019.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
CONTRERAS, José. Experiencia, escritura y deliberación: explorando caminos de libertad en la formación didáctica del profesorado. In: ALLIAUD, Andrea; SUÁREZ, Daniel Hugo. (Orgs.). El saber de la experiencia: narrativa, investigación y formación docente. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofia y Letras de Buenos Aires; Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO, 2011. p. 21-60.
FERNANDES, Marcira Nunes. A experiência de relatar, reescrever e ressignificar vivências. In: OLIVEIRA, Adelson Dias de (Org.). Narrar e documentar: experiências de professores (as) no ensino médio em território rural. Curitiba: CRV, 2019a p. 125-126.
FERNANDES, Marcira Nunes. Como Cheguei até aqui, apreços e tropeços. In: OLIVEIRA, Adelson Dias de (Org.). Narrar e documentar: experiências de professores(as) no ensino médio em território rural. Curitiba: CRV, 2019b. p. 61-63.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução: Cristina Antunes, João Vanderlei Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. p. 72-122.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Ana Paula de Viveiros. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
OLIVEIRA, Adelson Dias de. Juventude rural: constituição dos processos identitários. Petrolina, PE: IF Sertão Pernambucano, 2012.
OLIVEIRA, Adelson Dias de. Jovens no semiárido baiano: experiências de vida e formação no campo. Orientadora: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2014.
PASSOS, Joyce Teotonio. Saindo da zona de conforto: encarando o desafio de ensinar. In: OLIVEIRA, Adelson Dias de (Org.). Narrar e documentar: experiências de professores(as) no ensino médio em território rural. Curitiba: CRV, 2019. p. 91-95.
RIOS, Jane Adriana V. P. Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 20, n. 36, jul./dez. 2011. p. 127-136. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/download/393/338. Acesso em: 20 fev. 2019.
RODRIGUES, Arlley Pereira. Reflexões sobre uma experiência docente significativa. In: OLIVEIRA, Adelson Dias de (Org.). Narrar e documentar: experiências de professores(as) no ensino médio em território rural. Curitiba: CRV, 2019. p. 81-84.
ROJAS, Romeson. Ladeiras do ensino: subidas e decidas. In: OLIVEIRA, Adelson Dias de (Org.). Narrar e documentar: experiências de professores (as) no ensino médio em território rural. Curitiba: CRV, 2019. p. 109-114.
SAMPAIO, Carmen Sanches et al. Escola, formação e cotidianos: saberes e fazeres a partir de narrativas infantis. Revista Teias, v. 12, n. 26, p. 155-169. set./dez. 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24217/17196. Acesso em: 03 mar. 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 31-83.
SANTOS, Milton. O lugar e o cotidiano. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 584-602.
SILVA, Adelson de Oliveira. Despertando o protagonismo que cada aluno tem dentro de si. In: OLIVEIRA, Adelson Dias de. (Org.). Narrar e documentar: experiências de professores(as) no ensino médio em território rural. Curitiba: CRV, 2019a. p. 77-80.
SOUSA, Clara Maria Miranda de. A introdução da filosofia existencialista na experiência na educação do campo: significações, construções e retomadas. In: OLIVEIRA, Adelson Dias de (Org.). Narrar e documentar: experiências de professores (as) no ensino médio em território rural. Curitiba: CRV, 2019. p. 85-90.
SUÁREZ, Daniel Hugo. Documentación narrativa e investigación-formación-acción en educación. In: SOUZA, Elizeu Clementino de (Org.). (Auto)biografias e documentação narrativa: redes de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2015. p. 63-86.
SUÁREZ, Daniel Hugo. Relatar la experiencia docente. La documentación narrativa del mundo escolar. Revista Teias, Conversas sobre formação de professores(as), práticas e currículos, Rio de Janeiro, UERJ. v. 18, n. 50, p. 193-209, jul./set. 2017. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/30500/21619. Acesso em: 20 mar. 2018.
SUÁREZ, Daniel Hugo. Relatos pedagógicos, docentes e investigación narrativa de la experiencia escolar. Aportes de la investigación cualitativa y colaborativa para la formación y el desarrollo profesional de los docentes. Orientador: Gary Anderson; Co-orientadora: Graciela Batallán. 2009. 412 f. Tesis (Doctorado en Educación) –Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.