Um estudo das habilidades relacionadas ao conhecimento químico presentes na Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p629-645Palavras-chave:
BNCC, habilidades, Taxonomia de Bloom, níveis do pensamento químicoResumo
A Base Nacional Comum Curricular é um documento que abarca um conjunto sistemático e gradativo de objetivos de aprendizagens necessárias para o desenvolvimento de crianças e jovens. Para tanto, ela está organizada em unidades temáticas, objetos de aprendizagens e habilidades. Assim, apresentamos um estudo das habilidades relativas ao conhecimento químico da área de Ciências da Natureza do 9º ao 12º ano. Consideramos para a análise as categorias do domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom Revisada e os níveis de pensamento químico. Os dados revelaram que as habilidades transitam entre os níveis cognitivos da Taxonomia, mas no 9º ano há uma predominância do nível de ordem cognitiva mais baixa, enquanto no Ensino Médio, da ordem mais alta. Com relação ao pensamento químico, identificamos no 9º ano e no Ensino Médio que as habilidades contemplam o nível submicroscópico.
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