Um estudo das habilidades relacionadas ao conhecimento químico presentes na Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Andréia Francisco Afonso Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Carolina Araújo da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Rita de Cássia Reis Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Juliana Vicini Florentino Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p629-645

Palavras-chave:

BNCC, habilidades, Taxonomia de Bloom, níveis do pensamento químico

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que abarca um conjunto sistemático e gradativo de objetivos de aprendizagens necessárias para o desenvolvimento de crianças e jovens. Para tanto, ela está organizada em unidades temáticas, objetos de aprendizagens e habilidades. Assim, apresentamos um estudo das habilidades relativas ao conhecimento químico da área de Ciências da Natureza do 9º ao 12º ano. Consideramos para a análise as categorias do domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom Revisada e os níveis de pensamento químico. Os dados revelaram que as habilidades transitam entre os níveis cognitivos da Taxonomia, mas no 9º ano há uma predominância do nível de ordem cognitiva mais baixa, enquanto no Ensino Médio, da ordem mais alta. Com relação ao pensamento químico, identificamos no 9º ano e no Ensino Médio que as habilidades contemplam o nível submicroscópico.

Biografia do Autor

Andréia Francisco Afonso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora no Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ana Carolina Araújo da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Doutora em Educação: Educação e Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Rita de Cássia Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Doutora em Educação: Educação e Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Juliana Vicini Florentino, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrado em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora. 

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Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

Artigos