CURRÍCULO-FABULAÇÃO: BIBLIOTECA ESCOLAR ENTRE-LINHAS DE FUGA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1559-1579

Palavras-chave:

Currículos, Cotidianos, Fabulação, Literatura menor

Resumo

Objetiva produzir potências e agenciamentos coletivos e políticos em fabulações curriculares presentes em oficinas literárias realizadas em uma biblioteca escolar. Fundamenta-se em autores que dialogam com a fabulação deleuziana e com a perspectiva cotidianista dos currículos. A metodologia aconteceu por intermédio da pesquisa com os cotidianos em composição com a cartografia, atenta às vozes e entrelinhas dos sujeitos praticantes dos cotidianos de uma escola de Vitória-ES em pé de igualdade com os intercessores teóricos. Apresenta conversações entre leituras, literaturas, currículos-fabulações e linhas de fuga traçadas com os cotidianos, apostando em uma dimensão fabuladora para o currículo, situando-o nas dimensões dos acontecimentos, devires e nomadismos como modo de subversão das atuais políticas educacionais normalizadoras e regulatórias e de seus efeitos de diminuição da vida e extermínio da diferença.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Licenciatura Plena em Física pela UFES (1981), Mestrado em Educação pela UFF (1989), Doutorado em Educação pela USP (2000) e Pós-Doutorado em Educação pela UERJ (2008, 2015). É professor associado IV da UFES, atuando nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa Docência, currículo e processos culturais.

Fabiano de Oliveira Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Educação pelo PPGE/UFES, Mestrado em Estudos Linguísticos pelo PPGEL/UFES, Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFES e Licenciatura em Pedagogia pela UNESA. Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atua no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE).

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Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Dossiê ABdC 2020: Fabulações curriculantes na escola e na universidade