Ensino de literatura no nível médio
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p694-716Palavras-chave:
ensino de literatura, ensino médio, revisão sistemática de literaturaResumo
Objetivamos neste trabalho identificar pesquisas empíricas sobre o ensino de Literatura no Ensino Médio que respondam às seguintes questões: Quais as abordagens (metodologias, estratégias e recursos) adotadas no processo ensino-aprendizagem de literatura no Ensino Médio? Que teoria e/ou autores subjazem ao trabalho docente? Que papel o professor desempenha e quais seus procedimentos nesse processo? Quais os resultados na aprendizagem dos alunos? Para tanto, recorremos a uma revisão sistemática de literatura nas bases B-on, Web of Science e Portal de Periódicos da Capes. Os resultados encontrados apontam para a elaboração de estratégias que dialogam com o cotidiano dos alunos, que utilizam recursos digitais e valorizam a expressão das subjetividades dos leitores. Indicam, ainda, que o acompanhamento das atividades por parte dos docentes é um fator importante para o êxito dos trabalhos construídos em torno das leituras literárias.
Referências
B-ON. Biblioteca do Conhecimento on-line, 2020. Disponível em: https://www.b-on.pt/quem-somos/. Acesso em: 23 maio 2020.
BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; SANTOS, Camila Gonçalves. Revisão sistemática da literatura de dissertações sobre a metodologia WebQuest. Revista EducaOnline, v. 8, n. 2, p. 1-41, 2014. Disponível em: http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=564. Acesso em: 23 abr. 2020.
CAPES. Portal Periódicos Capes. 2020. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=missao-objetivos&Itemid=109. Acesso em: 23 maio 2020.
CEREJA, William Roberto. Uma proposta dialógica de ensino de literatura no ensino médio. Orientadora: Elisabeth Brait. 2004. Tese (Doutorado em Linguística aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
CORSO, Gizelle Kaminski. Dicionários bizarros: fragmentos poéticos de experiências. Anuário de Literatura, v. 23, n. 1, p. 76-86, 1.º jan. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2018v23n1p76 . Acesso em: 4 abr. 2020.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2019a.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019b.
COSTA, Angelo Brandelli; ZOLTOWSKI, Ana Paula Couto. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, Sílvia Helena; COUTO, Maria Clara Pinheiro de Paula; HOHENDORFF, Jean Von (Org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 55-70.
DALVI, Maria Amélia. Literatura na educação básica: propostas, concepções, práticas. Cadernos de Pesquisa em Educação – PPGE/UFES, v. 19, n. 38, p. 11-34, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/index.php/educacao/article/view/7896. Acesso em: 2 abr. 2020.
FARIA, Paulo. Tecnologias digitais e práticas comunicativas multiliterácitas e multimodais: um caminho para a inovação educativa. Orientadora: Altina Ramos. 2014. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação. Especialidade em Tecnologia Educativa) – Universidade do Minho, Braga, 2014.
GAMBOA, Maria José. À procura do leitor literário: textos e contextos de leitura. Exedra: Revista Científica, n. 2, p. 168-183, 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6492605. Acesso em: 5 maio 2020.
KITCHENHAM, Barbara. Procedures for Performing Systematic Reviews. Department of Computer Science, Keele University, v. 33, p. 1-28, 2004. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~aldo.vw/kitchenham.pdf. Acesso em: 9 abr. 2020.
LEAHY-DIOS, Cyana. Educação literária como metáfora social: desvios e rumos. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
MEDEIROS, Leandro Barros. As atitudes de leitura do projeto Surpreenda-me: para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura. Revista SOLETRAS, v. 0, n. 29, p. 243-256, 1.º out. 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/view/16887. Acesso em: 4 abr. 2020.
NEVES, Cynthia Agra de Brito. Leituras poéticas na construção da subjetividade dos alunos do ensino médio. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, p. 47-67, 9 jul. 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43522. Acesso em: 4 abr. 2020.
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educación, v. 350, p. 203-218, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf. Acesso em: 9 abr. 2020.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania Mariza Kuchenbecker (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-81.
PEZZI, Fernanda Aparecida Szareski; MARIN, Angela Helena. Fracasso escolar na educação básica: revisão sistemática da literatura. Temas em Psicologia, v. 25, n. 1, p. 1-15, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-389X2017000100001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 abr. 2020.
POLIDÓRIO, Valdomiro; VIEIRA, Márcia Alves. Leitura de Macbeth nas aulas de língua inglesa no ensino médio: uma experiência em sala de aula. Acta Scientiarum. Education, v. 38, n. 1, p. 81-91, 1.º jan. 2016. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/20323. Acesso em: 4 abr. 2020.
RAMOS, Altina; FARIA, Paulo; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 17-36, 12 jul. 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2269. Acesso em: 02 abr. 2020.
SANTOS, Katrym Aline Bordinhão dos. Leitura literária e memes: análise de uma proposta. Periferia, v. 11, n. 1, p. 73-87, 8 fev. 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/36436. Acesso em: 4 abr. 2020.
SDUM.UMINHO. Serviços de Documentação – Universidade do Minho. 2020. Disponível em: http://www.sdum.uminho.pt/Default.aspx?tabid=4&pageid=392&lang=pt-PT#isiwos. Acesso em: 23 maio 2020.
SILVA, Raphaelle Nascimento; COUTO, Edvaldo Souza. Formação do leitor literário no ensino médio: uma experiência de leitura do gênero romance em suportes digitais. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 01, p. 57-70, 13 jun. 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9687. Acesso em: 4 abr. 2020.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 17-48.
ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.