La enseñanza de la literatura en el nivel secundario

una revisión sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p694-716

Palabras clave:

enseñanza de la literatura, nivel secundario, revisión sistemática de la literatura

Resumen

Buscamos identificar investigaciones empíricas sobre la enseñanza de la Literatura en el nivel secundario que respondan a las siguientes preguntas: ¿Qué enfoques (metodologías, estrategias y recursos) se utilizan en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la literatura en la escuela secundaria? ¿Qué teoría y/o autores subyacen en el trabajo de enseñanza? ¿Qué papel juega el profesor y cuáles son sus procedimientos en este proceso? ¿Cuáles son los resultados en el aprendizaje de los estudiantes? Para ello, hemos utilizado una revisión sistemática de la literatura en las plataformas B-on, Web of Science y Portal de Revistas de Capes. Los resultados encontrados apuntan a la elaboración de estrategias que dialogan con la vida cotidiana de los estudiantes, que utilizan recursos digitales y valoran la expresión de las subjetividades de los lectores. También señalan que el seguimiento de las actividades por parte de los profesores es un factor importante para el éxito de la obra construida en torno a las lecturas literarias.

Biografía del autor/a

Nataniel Mendes, Universidade do Minho

Nataniel Mendes cursa Doutoramento em Ciências da Educação - Tecnologia Educativa, na Universidade do Minho - Braga/Portugal. Mestre em Cultura e Sociedade com área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, pela Universidade Federal do Maranhão (2015). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura, pela Faculdade Atenas Maranhense (2008) e Graduado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura por meio das tecnologias da informação e comunicação. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Centro Histórico, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE) e vice-líder do grupo de pesquisa CNPq/IFMA Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas nos Institutos Federais.

Márcia Manir Miguel Feitosa, Universidade Federal do Maranhão

Professora Titular do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1984), com Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1992) e Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-Doutora com bolsa CAPES, pelo Programa Ciência sem Fronteiras, em Estudos Comparatistas na Universidade de Lisboa, sob a supervisão da Profa. Helena Carvalhão Buescu. Bolsista de Produtividade do CNPq. Docente permanente dos Programas de Mestrado em Letras, Linha de Pesquisa: Estudos Teóricos e Críticos em Literatura. e em Cultura e Sociedade da UFMA, Linha de Pesquisa: Expressões e Processos Socioculturais. Coordenadora do PROCAD-AM (PGCult) com a UEMA (São Luís) e a UESB (Vitória da Conquista). Líder do Grupo de Estudos de Paisagem em Literatura - GEPLIT. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos da Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Outras Literaturas Vernáculas, atuando, sobretudo, nos seguintes temas: literatura e paisagem, literatura portuguesa e africana de língua portuguesa, cultura, identidade, memória e exílio

Maria Altina da Silva Ramos, Universidade do Minho

Professora auxiliar no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da Universidade do Minho. Investigadora associada ao Centro de Investigação em Educação. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestre em Estudos Ibéricos: multimédia e didática das línguas pela Université de Toulouse le-Mirail, Doutora em Estudos da Criança, especialidade Tecnologia Educativa. Atua nas linhas de TIC e currículo, TIC em processos de ensino/aprendizagem, TIC e Ensino de Línguas, TIC e Metodologia de Investigação (grounded theory, NVivo), TIC e formação de professores.

Citas

B-ON. Biblioteca do Conhecimento on-line, 2020. Disponível em: https://www.b-on.pt/quem-somos/. Acesso em: 23 maio 2020.

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; SANTOS, Camila Gonçalves. Revisão sistemática da literatura de dissertações sobre a metodologia WebQuest. Revista EducaOnline, v. 8, n. 2, p. 1-41, 2014. Disponível em: http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=564. Acesso em: 23 abr. 2020.

CAPES. Portal Periódicos Capes. 2020. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=missao-objetivos&Itemid=109. Acesso em: 23 maio 2020.

CEREJA, William Roberto. Uma proposta dialógica de ensino de literatura no ensino médio. Orientadora: Elisabeth Brait. 2004. Tese (Doutorado em Linguística aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

CORSO, Gizelle Kaminski. Dicionários bizarros: fragmentos poéticos de experiências. Anuário de Literatura, v. 23, n. 1, p. 76-86, 1.º jan. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2018v23n1p76 . Acesso em: 4 abr. 2020.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2019a.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019b.

COSTA, Angelo Brandelli; ZOLTOWSKI, Ana Paula Couto. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, Sílvia Helena; COUTO, Maria Clara Pinheiro de Paula; HOHENDORFF, Jean Von (Org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 55-70.

DALVI, Maria Amélia. Literatura na educação básica: propostas, concepções, práticas. Cadernos de Pesquisa em Educação – PPGE/UFES, v. 19, n. 38, p. 11-34, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/index.php/educacao/article/view/7896. Acesso em: 2 abr. 2020.

FARIA, Paulo. Tecnologias digitais e práticas comunicativas multiliterácitas e multimodais: um caminho para a inovação educativa. Orientadora: Altina Ramos. 2014. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação. Especialidade em Tecnologia Educativa) – Universidade do Minho, Braga, 2014.

GAMBOA, Maria José. À procura do leitor literário: textos e contextos de leitura. Exedra: Revista Científica, n. 2, p. 168-183, 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6492605. Acesso em: 5 maio 2020.

KITCHENHAM, Barbara. Procedures for Performing Systematic Reviews. Department of Computer Science, Keele University, v. 33, p. 1-28, 2004. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~aldo.vw/kitchenham.pdf. Acesso em: 9 abr. 2020.

LEAHY-DIOS, Cyana. Educação literária como metáfora social: desvios e rumos. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

MEDEIROS, Leandro Barros. As atitudes de leitura do projeto Surpreenda-me: para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura. Revista SOLETRAS, v. 0, n. 29, p. 243-256, 1.º out. 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/view/16887. Acesso em: 4 abr. 2020.

NEVES, Cynthia Agra de Brito. Leituras poéticas na construção da subjetividade dos alunos do ensino médio. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, p. 47-67, 9 jul. 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43522. Acesso em: 4 abr. 2020.

NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educación, v. 350, p. 203-218, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf. Acesso em: 9 abr. 2020.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania Mariza Kuchenbecker (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-81.

PEZZI, Fernanda Aparecida Szareski; MARIN, Angela Helena. Fracasso escolar na educação básica: revisão sistemática da literatura. Temas em Psicologia, v. 25, n. 1, p. 1-15, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-389X2017000100001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 abr. 2020.

POLIDÓRIO, Valdomiro; VIEIRA, Márcia Alves. Leitura de Macbeth nas aulas de língua inglesa no ensino médio: uma experiência em sala de aula. Acta Scientiarum. Education, v. 38, n. 1, p. 81-91, 1.º jan. 2016. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/20323. Acesso em: 4 abr. 2020.

RAMOS, Altina; FARIA, Paulo; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 17-36, 12 jul. 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2269. Acesso em: 02 abr. 2020.

SANTOS, Katrym Aline Bordinhão dos. Leitura literária e memes: análise de uma proposta. Periferia, v. 11, n. 1, p. 73-87, 8 fev. 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/36436. Acesso em: 4 abr. 2020.

SDUM.UMINHO. Serviços de Documentação – Universidade do Minho. 2020. Disponível em: http://www.sdum.uminho.pt/Default.aspx?tabid=4&pageid=392&lang=pt-PT#isiwos. Acesso em: 23 maio 2020.

SILVA, Raphaelle Nascimento; COUTO, Edvaldo Souza. Formação do leitor literário no ensino médio: uma experiência de leitura do gênero romance em suportes digitais. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 01, p. 57-70, 13 jun. 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9687. Acesso em: 4 abr. 2020.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 17-48.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988.

Publicado

2022-06-29

Número

Sección

Artigos