INTERLOCUÇÕES SOBRE CURRÍCULO E A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC DE GEOGRAFIA: BUSCANDO PEDAGOGIAS DECOLONIAIS PARA O CONTEXTO AMAZÔNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1668-1690

Palavras-chave:

Documentos curriculares, Geografia escolar, Interlocuções de saberes, Práticas educativas, Tocantins.

Resumo

O presente artigo tem como propósito contribuir para as discussões sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), investigando indícios da colonialidade presente nas interlocuções vivenciadas no Projeto de Extensão “Interlocuções sobre a implementação da BNCC de Geografia: construindo práticas educativas regionais”. Com base na perspectiva pós‑crítica e pós‑estruturalista da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, compreendemos que a elaboração e a implementação da BNCC estão carregadas de disputas discursivas entre contextos políticos, concepções institucionais e atores sociais envolvidos nesse processo. Metodologicamente, a partir da análise dos enunciados de nossas interlocutoras, constatamos que as pedagogias decoloniais podem construir outras formas de representações, sentidos e saberes geográficos diante dos conteúdos programáticos prescritos nesse documento curricular.

Biografia do Autor

Vanessa Lessio Diniz, Universidade Federal do Tocantins (UFT/Araguaína)

Professora do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) - campus Araguaína. Doutora em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestra em Ensino e História de Ciências da Terra pela Unicamp (2014). Possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela mesma universidade (2011). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, Currículo e Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia do ensino de geografia, estudos culturais e identidade, estágio supervisionado, pesquisa-ação colaborativa e pedagogia crítica do lugar.

Osmar Oliveira de Moura, Universidade Federal do Tocantins (UFT/Araguaína)

Graduando em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Pibex/UFT com o Projeto "Interlocuções sobre a implementação da BNCC de Geografia: construindo práticas educativas regionais".

Referências

AGB. Associação dos Geógrafos Brasileiros. Dialogar e resistir: porque dizemos não à nova Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: hhttp://files.agb-belohorizonte.webnode.com.br/200000459-cbeafcce42/DIALOGARERESISTIR.pdf. Acesso em: 04 jan. 2020.

AGUIAR, Márcia Angela da Silva; DOURADO, Luiz Fernandes (Org.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [S.l.]: ANPAE, 2018. Livro Eletrônico.

ARROYO, Miguel. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política. n. 11, p. 89-117, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbcpol/n11/04.pdf.

Acesso em: 10 ago. 2020.

BARBOSA, Alessandro Tomaz; DINIZ, Vanessa Lessio; PAULINO, Vicente. Currículo, cultura e educação em Timor-Leste: conflitos e resistências entre o local e o global. In: BARBOSA, Alessandro Tomaz; DINIZ, Vanessa Lessio; PAULINO, Vicente. Currículo e Educação: Timor-Leste em Destaque. Díli: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, 2020. p. 13-17.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 04 jan. 2020.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago. La poscolonialidadexplicada a los niños. Cauca: Editorial Universidad del Cauca - Instituto Pensar, Universidad Javeriana, 2005.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramóm (Orgs.) El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O Ensino de Geografa na Escola. Campinas: Papirus, 2013.

COSTA, Hugo Heleno Camilo; PEREIRA, Talita Vidal. Sentidos de Interdisciplinaridade articulados nas políticas de currículo: o caso das disciplinas. Ciências Naturais e Geografia. Cadernos de Educação. FaE/PPGE/UFPel. Pelotas [44]: 293 - 318, janeiro/abril 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/2749. Acesso em: 10 ago. 2020.

CURY, Carlos Roberto Jamil; REIS, Magali; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018.

ESCOBAR, Arturo. Mundos y conocimientos de otro modo. Disponível em: www.decoloniality.net/files/escobar-tabula-rasa.pdf. Acesso em: 10 ago.2020.

GIROTTO, Eduardo Donizeti. Dos PCNs à BNCC: o ensino de geografia sob o domínio neoliberal. GEO UERJ, v. 1, p. 419-439, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/23781/21158. Acesso em: 04 jan. 2020.

GOODSON, Ivor. Currículo: Teoria e História. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

GROSFOGUEL, Ramóm. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: SANTOS, Boaventura de S. MENESES, Maria P. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 383-417.

LACLAU, Ernesto. Emancipação e Diferença. Coordenação e revisão técnica geral: Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. Tradução: Joanildo Burity, Josias de Paula Jr. e Aécio Amaral. São Paulo: Intermeios; Brasília: CNPq, 2015.

LOPES, Alice Casimiro. Políticas de Currículo: questões teórico-metodológicas. In: LOPES, Alice Casimiro; DIAS, Rosanne. Evangelista; ABREU, Rozana. Gomes de (Orgs.). Discursos nas políticas de currículo. Rio de Janeiro: Quartet, 2011. p. 19-47.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elisabete. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LOPES, Alice Casimiro. Apostando na Produção Contextual do Currículo. In: AGUIAR, Márcia Angela; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [S.l.]: ANPAE, 2018. p. 23-27.

MACEDO, Elizabeth. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 32, v. 11, maio-ago. ANPED, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n32/a07v11n32.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.

MACEDO, Elizabeth. Base nacional comum para currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem? Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, nº133, p.891-908, out-dez, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v36n133/1678-4626-es-36-133-00891.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de um concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.). El giro decolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá, 2007. p. 127-167.

MENDONÇA, Daniel; RODRIGUES, Léo Peixoto. Em torno de Ernesto Laclau: pósestruturalismo e teoria do discurso. In: MENDONÇA, Daniel.; RODRIGUES, Léo. Peixoto. (Orgs.) Pós-estruturalismo e teoria do discurso: Em torno de Ernesto Laclau. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014. p. 27-45.

MUNSBERG, João Alberto Steffen; FUCHS, Henri Luiz; SILVA, Gilberto Ferreira. O currículo decolonial: da reflexão à colaboração intercultural. Revista Gestão Universitária, 2019. Disponível em: http://gestaouniversitaria.com.br/artigos/o-curriculo-decolonial-da-reflexao-a-colaboracao-intercultural. Acesso em: 10 ago. 2020.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de.; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista. v. 26, n. 01. Belo Horizonte, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/02.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.

OLIVEIRA, Inês Barbosa. Currículos praticados: entre a regulação e a emancipação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch. Leitura Crítica. Base Nacional Comum Curricular – BNCC – 3ª versão. Ensino Fundamental – Geografia. Ministério da Educação. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Parecer_9_GE_Carolina_Machado_Rocha_Busch_Pereira.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Apresentação da edição em português. In: LANDER, Edgardo (Org.). A Colonialidade do Saber: Eurocentrismo e Ciencias Sociais. Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires, 2000. p. 03-05.

PPC. Projeto Pedagógico do Curso de Geografia – Licenciatura (Campus-Araguaína). Universidade Federal do Tocantins. Pró-Reitoria de Graduação, 2019.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. CLACSO, Consejo Latino-americano de Ciencias Sociales. Buenos Aires, 2005.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Introdução. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009. p. 9-19.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidades Terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas series iniciais. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2008.

STRAFORINI, Rafael. Permanências e mudanças no currículo de geografia dos anos iniciais ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 6, n. 11, p.160-184, jan. /jun., 2016. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/377. Acesso em: 04 jan. 2020.

STRAFORINI, Rafael. O ensino de Geografia como prática espacial de significação. Revista

Estudos Avançados. nº32 (93), 2018. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152621. Acesso em: 10 ago. 2020.

VALLADARES, Marisa Terezinha Rosa et al. Contexto da construção da primeira e segunda versões da Base Nacional Comum Curricular no componente curricular de geografia. Revista de Geografia do Colégio Pedro II, v. 3, n. 6, p. 7-18, 2016. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1661. Acesso em: 04 jan. 2020.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, Estado, Sociedad: Luchas (de)coloniales de nuestra época. Universidad Andina Simón Bolivar, Ediciones Abya-Yala: Quito, 2009.

WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Equador: Abya Yala, 2013.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Dossiê ABdC 2020: Fabulações curriculantes na escola e na universidade