Atravessamentos moderno/coloniais no currículo

reflexões de(s)coloniais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p552-571

Palavras-chave:

currículo, decolonialidade, matriz colonial de poder, relações internacionais

Resumo

Neste artigo, busca-se identificar e analisar as manifestações da matriz colonial de poder no currículo de um curso de graduação em Relações Internacionais no estado do Rio Grande do Sul-Brasil. Realiza-se uma análise crítica e qualitativa do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) a partir de interlocuções teóricas entre currículo e de(s)colonialidade à luz da Análise Textual Discursiva. Argumenta-se que, na modernidade/colonialidade, o currículo se constitui também como dispositivo colonial de regulação e controle. As colonialidades do ser, do poder e do saber nele se manifestam e orientam sua dimensão prescrita, real e oculta. A análise reconhece que a universidade incorpora e reproduz o paradigma da modernidade, reforçando essas colonialidades no e por meio do currículo.

Biografia do Autor

Marcelly Machado Cruz, Universidade de São Paulo - USP

Mestranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Éder da Silva Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professor pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutor em história pela Unisinos, mestre e pós-doutor em Educação pela PUC-RS. Líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação. E-mail: eders@unisc.br

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Publicado

2022-06-29

Edição

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Artigos