Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa
entre aproximações e distanciamentos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1627-1649Palavras-chave:
Avaliação, Alfabetização, Direitos de aprendizagem, Língua PortuguesaResumo
Neste artigo, busca-se refletir sobre as relações entre as matrizes de referência utilizadas na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e os direitos de aprendizagem em Língua Portuguesa dos alunos do Ciclo Inicial de Alfabetização, com intuito de problematizar as relações estabelecidas entre eles. Tanto a ANA, quanto os direitos de aprendizagem consolidaram-se no cenário nacional como eixos norteadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de análise documental, com ênfase em aspectos descritivos e reflexivos de documentos oficiais relacionados aos eixos norteadores do Pnaic. O estudo evidenciou um alinhamento entre os direitos de aprendizagem definidos no eixo da formação continuada do Pnaic e as políticas de avaliação propostas pelo governo federal.
Referências
ANDERSON, Jo Anne. Accountability in education. Paris: IAE/IIEP - UNESCO. Paris, 2005. (Education Policy Series). Disponível em: http://www.unesco.org/iiep/. Acesso em: 10 abr. 2012.
BRASIL. Nota explicativa ANA 2013. Brasília: INEP, 2013a. Disponível em: http://www.inep.gov.br. Acesso em: 02 fev. 2015.
BRASIL. Nota técnica INSE ANA 2013. Brasília: INEP, 2013b. Disponível em: http://www.inep.gov.br. Acesso em: 02 fev. 2015.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Caderno de Apresentação. Brasília: Ministério de Educação, 2012.
BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Brasília: MEC/ SEB, 2012.
BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo no ciclo de alfabetização: perspectiva para uma educação do campo: educação do campo: unidade 1. Brasília: MEC/SEB, 2012.
BRASIL. Portaria n.º 867, de 4 de julho de 2012 que institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, 2012.
BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa, Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. Caderno 03 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015.
BRASIL. Decreto n.º 6.094, de 24/4/2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados. Brasília: MEC, 2007.
CAMPELO, Maria Estela Costa Holanda. Dos saberes docentes à alfabetização de crianças: um contributo à formação de professores. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2002. Caxambu/MG. Anais... da 25ª ANPED. Caxambu/MG.
CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2005.
ESTEBAN, Maria Teresa. Provinha Brasil: desempenho escolar e discursos normativos sobre a infância. Sísifo - Revista de Ciência da Educação, Lisboa, n. 9, 2009. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/84766920/Provinha-Brasil-Desempenho-escolar-e-discursos-normativos-sobre-a-infancia-Maria-Teresa-Esteban. Acesso em: 14 dez. 2021.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995.
GOMES, Ana Valeska. Amaral. Alfabetização na idade certa: garantir a aprendizagem no início do ensino fundamental. Consultora Legislativa da Área XV Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, 2013. Disponível em: http://bd.camara.leg.br. Acesso em: 10 ago. 2020
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/perfilwindow.php?nomemun=Itaguaí&codmun=330200&r=2. Acesso em: 12 jul. 2020.
KRAMER, Sônia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2010.
LEAL, Telma Ferraz. Currículo no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: os direitos de aprendizagem em discussão. Educação em Foco: Revista da Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, edição especial, fev. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19668. Acesso em: 14 dez. 2021.
MICARELLO, Hilda. Aparecida Linhares da Silva. A avaliação no Âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Educação em Foco: Revista da Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, edição especial, fev. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19670. Acesso em: 14 dez. 2021.
HORTA NETO, João Luiz. As avaliações externas e seus efeitos sobre as políticas educacionais: uma análise comparada entre a União e os Estados de Minas Gerais e São Paulo. 2013. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
SAMPAIO, Carmen Sanchez. Alfabetização e formação de professores: aprendi a ler [...] quando misturei todas aquelas letras ali. Rio de Janeiro: Qak Editora, 2008.
SAVIANI, Dermeval. O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1231-1255, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/7pgYkYztK6ZyPny97zmQvWx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 dez. 2021.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. De olho nas metas 2012. São Paulo: Todos pela Educação, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.