Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa

entre aproximações e distanciamentos

Autores

  • Giovanna Rodrigues Cabral Universidade Federal de LavrasDepartamento de EducaçãoPós graduação strictu sensu http://orcid.org/0000-0002-4780-516X
  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de LavrasDepartamento de Educação Pós graduação strictu sensu http://orcid.org/0000-0002-9469-2962
  • Lenise Teixeira de Sousa Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de pós graduação - Doutorado em Ciência Humanas - Educação https://orcid.org/0000-0001-5938-8933

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1627-1649

Palavras-chave:

Avaliação, Alfabetização, Direitos de aprendizagem, Língua Portuguesa

Resumo

Neste artigo, busca-se refletir sobre as relações entre as matrizes de referência utilizadas na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e os direitos de aprendizagem em Língua Portuguesa dos alunos do Ciclo Inicial de Alfabetização, com intuito de problematizar as relações estabelecidas entre eles. Tanto a ANA, quanto os direitos de aprendizagem consolidaram-se no cenário nacional como eixos norteadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de análise documental, com ênfase em aspectos descritivos e reflexivos de documentos oficiais relacionados aos eixos norteadores do Pnaic. O estudo evidenciou um alinhamento entre os direitos de aprendizagem definidos no eixo da formação continuada do Pnaic e as políticas de avaliação propostas pelo governo federal.

Biografia do Autor

Giovanna Rodrigues Cabral, Universidade Federal de LavrasDepartamento de EducaçãoPós graduação strictu sensu

Possui graduação como Bacharel em Direito pelo Instituto Vianna Junior (2000), além de ser graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), possui Especialização na área de Direito Educacional(2005), Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2010) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuou durante o ano de 2008 como Diretora do Departamento de Educação da cidade de Matias Barbosa. Atuou como professora regente de Anos Iniciais do Ensino Fundamental na E.M. Carlos Alberto Marques pela Prefeitura de Juiz de Fora e, como Professora temporária da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalhou como tutora à distância de curso de especialização pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e, como professora do referido curso e atuou como tutora presencial do Programa Pró-Letramento, área de Alfabetização e linguagem, em parceria com o Ceale-UFMG. Durante 2013 2016 retornou a função de Diretora do Departamento de Educação de Matias Barbosa e de 2012 a 2015 exerceu a função de formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa pela UFJF. Atualmente é professora adjunta efetiva da área de Política e Gestão educacional no Departamento de Educação e na Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras/MG.

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de LavrasDepartamento de Educação Pós graduação strictu sensu

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2009), na Área: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Especialista em Psicopedagogia pela UCB (2005). Graduada em Letras, pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (1997). Professora Ajunto A, classe A, do Departamento e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: história da literatura didática brasileira, cultura material escolar, leitura, livro, leitor, alfabetização e práticas de leitura. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE) e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Leitura e Cultura Escrita, da Universidade Federal de Lavras. Atuou como Coordenadora do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Lavras (2014-2018). Atuou no editorial da Revista Devir Educação, da Universidade Federal de Lavras (2016-2019). Membro da Associação de Leitura do Brasil (ALB), desde 2008, da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), desde 2014, Membro da Rede de Pesquisadores sobre Leitura Literária, Arte Narrativa e Contação de Histórias.

Lenise Teixeira de Sousa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de pós graduação - Doutorado em Ciência Humanas - Educação

Doutora em Educação - Puc-Rio, área Pesquisas em Formação de Professores. Professora e Coordenadora Pedagógicados Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Prefeitura de Juiz de Fora. 


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Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Artigos