Apropriação e Mobilização de conhecimento de professores do ensino básico em um curso de formação em pensamento computacional

Autores

  • Taiser Tadeu Teixeira Barros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL) https://orcid.org/0000-0003-1064-9949
  • Eliseo Berni Reategui Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0002-5025-9710
  • Adriano Canabarro Teixeira Universidade de Passo Fundo, Instituto de Ciências Exatas e Geociências

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e50654

Palavras-chave:

formação de professores, pensamento computacional, BNCC, análise de conteúdo

Resumo

O debate sobre a introdução do Pensamento Computacional (PC) em atividades curriculares se intensificou com sua inclusão na Base Nacional Comum Curricular. No entanto, ainda não há diretrizes específicas de como efetivamente integrar o PC ao currículo escolar. Este trabalho teve como objetivo compreender como professores de Matemática e Informática dos anos finais do ensino básico se apropriaram e mobilizaram os conhecimentos de um curso de formação em PC. Foi realizado um estudo quali-quantitativo descritivo com 49 professores, com análise de suas produções e falas. O estudo mostrou que os professores estão cientes da necessidade de trabalhar conceitos do PC com os alunos, apesar da dificuldade de integrar tais conceitos em atividades curriculares. Nos projetos realizados, os melhores resultados foram alcançados quando professores de Matemática e Informática trabalharam em conjunto.

Biografia do Autor

Taiser Tadeu Teixeira Barros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL)

Engenheiro Eletricista pós graduado em Engenharia de Produção e Manufatura. Mestre em Sistemas de Controle e Automação e Doutor em Informática na Educação pela UFRGS. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL).

Eliseo Berni Reategui, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Informática.  Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo, Instituto de Ciências Exatas e Geociências

 Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2005), período no qual realizou estágio de doutorado na Universidade de Roma Tre - Itália. É pós-doutor em Educação pela UFRGS com apoio do CNPq e, também, Pós-Doutor Sênior CNPq no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. É Pesquisador e professor Titular na Universidade de Passo Fundo onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado e Doutorado.

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Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Artigos