Desafios da docência fragmentada

a realidade de professoras atuantes em áreas nas quais não possuem formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p868-892

Palavras-chave:

formação de professores, prática pedagógica, educação básica, ensino, aprendizagem

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo de caso no município de Canguçu/RS, cuja rede de ensino apresenta um elevado índice de professores ministrando disciplinas para as quais não possuem formação específica. Objetivou-se investigar a prática pedagógica de professoras com e sem formação na área em que atuam, buscando identificar e compreender suas características, evidenciar desafios e repercussões na docência e no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia abrange revisão bibliográfica, análise documental, observações e entrevistas com quatro professoras licenciadas em Artes, História (2) e Geografia. A pesquisa permitiu constatar que as profissionais sem formação específica têm dificuldades diretamente relacionadas à habilitação em área distinta, além de insegurança e descontentamento com essa condição, considerada como fragmentação da docência.

Biografia do Autor

Sandro de Castro Pitano, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEdu/UCS).

Camila Tatiane Silveira Alves, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Licenciada e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora da rede pública municipal de Canguçu-RS.

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Publicado

2022-06-29

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Artigos