Desafios da docência fragmentada
a realidade de professoras atuantes em áreas nas quais não possuem formação
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p868-892Palavras-chave:
formação de professores, prática pedagógica, educação básica, ensino, aprendizagemResumo
Este artigo é resultado de um estudo de caso no município de Canguçu/RS, cuja rede de ensino apresenta um elevado índice de professores ministrando disciplinas para as quais não possuem formação específica. Objetivou-se investigar a prática pedagógica de professoras com e sem formação na área em que atuam, buscando identificar e compreender suas características, evidenciar desafios e repercussões na docência e no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia abrange revisão bibliográfica, análise documental, observações e entrevistas com quatro professoras licenciadas em Artes, História (2) e Geografia. A pesquisa permitiu constatar que as profissionais sem formação específica têm dificuldades diretamente relacionadas à habilitação em área distinta, além de insegurança e descontentamento com essa condição, considerada como fragmentação da docência.
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação. Boston: Allyn and Bacon, 1994.
CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional da geografia: o professor. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 12. ed. São Paulo: Olho d’Água, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo de 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 22 mar. 2020.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2019. Brasília: MEC, 2019.
LARROSA, Jorge B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 maio 2020.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote: Instituto de Inovação Educacional, 1997. p. 15-38.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote: Instituto de Inovação Educacional, 1997. p. 77-91.
SMEEC. Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura. Diagnóstico administrativo da SMEEC. Canguçu/RS. 2019.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.