Utilização da Comunicação Não Verbal Gestual nos Currículos de Licenciatura em Ciências e Matemática
uma proposta de Currículo
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e50733Palavras-chave:
comunicação não verbal gestual, gestos, currículo, licenciaturasResumo
Os gestos estão presentes em nosso cotidiano e são uma expressão de linguagem considerada universal e espontânea. Professores e alunos utilizam gestos para se comunicarem naturalmente, incluindo-os em aulas de Ciências e Matemática. À vista disso, o presente artigo tem como objetivo investigar como a comunicação não verbal gestual pode dialogar com os currículos de licenciaturas em Ciências (Física, Química e Ciências Biológicas) e matemática, considerando-a uma das competências importantes que o licenciando deve desenvolver na formação inicial. De natureza teórico-bibliográfica, esta pesquisa buscou em base de dados digitais saber quais o real impacto e a relevância dos gestos nas salas de aula e de que maneira eles podem nelas ser incluídos. Portanto, apresentam-se neste artigo reflexões acerca do currículo das licenciaturas no Brasil e uma proposta de incluir a comunicação não verbal gestual nos currículos das licenciaturas de Ciências e Matemática.
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