Utilização da Comunicação Não Verbal Gestual nos Currículos de Licenciatura em Ciências e Matemática

uma proposta de Currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e50733

Palavras-chave:

comunicação não verbal gestual, gestos, currículo, licenciaturas

Resumo

Os gestos estão presentes em nosso cotidiano e são uma expressão de linguagem considerada universal e espontânea. Professores e alunos utilizam gestos para se comunicarem naturalmente, incluindo-os em aulas de Ciências e Matemática. À vista disso, o presente artigo tem como objetivo investigar como a comunicação não verbal gestual pode dialogar com os currículos de licenciaturas em Ciências (Física, Química e Ciências Biológicas) e matemática, considerando-a uma das competências importantes que o licenciando deve desenvolver na formação inicial. De natureza teórico-bibliográfica, esta pesquisa buscou em base de dados digitais saber quais o real impacto e a relevância dos gestos nas salas de aula e de que maneira eles podem nelas ser incluídos. Portanto, apresentam-se neste artigo reflexões acerca do currículo das licenciaturas no Brasil e uma proposta de incluir a comunicação não verbal gestual nos currículos das licenciaturas de Ciências e Matemática.

Biografia do Autor

Savana dos Anjos Freitas Donadello, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (2019) pela Universidade Luterana do Brasil. Licenciatura em Física (2016) pela Universidade Luterana do Brasil. Supervisão Escolar (2018) pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Atuou como bolsista de iniciação científica (2013-2014) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (2014-2016). Atualmente é doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil realizando pesquisas na área de ensino de Física no Ensino Fundamental e Médio e análises gestuais no processo de ensino e aprendizagem.

Agostinho Serrano de Andrade Neto, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, em especial no Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Tecnologia de Informação (TI), atuando principalmente nos seguintes temas: Investigação de Evolução Conceitual com o uso de Simulações e Modelagem Computacional, Novos Referenciais Teóricos em TI e aquisição de representações científicas por meio de TI em sala de aula.

Cláudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha, título reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Universidade de La Laguna na Espanha. Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Atua no curso de Matemática Licenciatura e como coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Currículo de Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação Continuada e Ensino e Aprendizagem.

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2024-08-01

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Artigos