Uso de la Comunicación Gestual No Verbal en los Currículos de Grado en Ciencias y Matemáticas

una propuesta de Currículo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e50733

Palabras clave:

comunicación gestual no verbal, gestos, currículo, licenciatura

Resumen

Los gestos están presentes en nuestra vida cotidiana y son una expresión de un lenguaje considerado universal y espontáneo. Los profesores y los estudiantes utilizan gestos para comunicarse de forma natural, incluso en las clases de ciencias y matemáticas. Ante esto, el presente artículo tiene como objetivo investigar cómo la comunicación gestual no verbal puede dialogar con los currículos de las carreras de Ciencias (Física, Química y Ciencias Biológicas) y Matemáticas, considerándola una de las habilidades importantes que debe desarrollar el estudiante de pregrado en Formación inicial. De carácter teórico-bibliográfico, esta investigación investigó en bases de datos digitales sobre el impacto real y la relevancia de los gestos en las aulas y cómo se pueden incluir. Por lo tanto, este artículo presenta reflexiones sobre el currículo de pregrado en Brasil y una propuesta para incluir la comunicación gestual no verbal en los currículos de las carreras de pregrado en Ciencias y Matemáticas.

Biografía del autor/a

Savana dos Anjos Freitas Donadello, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (2019) pela Universidade Luterana do Brasil. Licenciatura em Física (2016) pela Universidade Luterana do Brasil. Supervisão Escolar (2018) pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Atuou como bolsista de iniciação científica (2013-2014) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (2014-2016). Atualmente é doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil realizando pesquisas na área de ensino de Física no Ensino Fundamental e Médio e análises gestuais no processo de ensino e aprendizagem.

Agostinho Serrano de Andrade Neto, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, em especial no Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Tecnologia de Informação (TI), atuando principalmente nos seguintes temas: Investigação de Evolução Conceitual com o uso de Simulações e Modelagem Computacional, Novos Referenciais Teóricos em TI e aquisição de representações científicas por meio de TI em sala de aula.

Cláudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha, título reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Universidade de La Laguna na Espanha. Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Atua no curso de Matemática Licenciatura e como coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Currículo de Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação Continuada e Ensino e Aprendizagem.

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Publicado

2024-08-01

Número

Sección

Artigos